Fotos: Cláudio Gomes/PMC
Buscando melhoria nos serviços de atenção básica, a Secretaria de Saúde de Caraguatatuba está capacitando 250 profissionais que lidam diariamente com esta área e que serão avaliados pelo Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ), criado pelo Governo Federal.
O PMAQ é um programa que incentiva as gestões municipais a melhorar seus serviços de saúde por meio de repasses financeiros. A cada nível de avaliação atingido, maior é o repasse recebido pelo município. O programa encontra-se em seu 3º ciclo, que tem como objetivo a repactuação das equipes de atenção básica e dos gestores com o incremento de novos padrões e indicadores de qualidade.
Segundo o especialista em saúde da família, Érico Vasconcelos, os gestores de saúde devem acabar com o pensamento de institucionalização das práticas das equipes. “Os trabalhadores de saúde precisam parar de se conformar com um padrão de qualidade de serviço. Os gestores devem guiar as equipes para uma constante evolução no trabalho”, afirmou.
Vasconcelos ressaltou a importância da participação de Caraguatatuba no curso para melhorar os serviços de saúde. “A gestão Aguilar Junior é muito sensível e buscar dar um tratamento especial aos servidores públicos, sempre oferecendo oportunidades para que todos se capacitem e melhorem a qualidade dos seus serviços”, falou.
O curso será realizado em plataforma online do Portal Educacional. Ele ensina aos trabalhadores de saúde, estratégias de qualificação, de acompanhamento e avaliação de suas equipes, por meio de conteúdos didáticos condizentes ao objetivo do programa.
Ao final do curso os serviços de saúde de Caraguatatuba serão avaliados e terão sua qualidade certificada pelo Ministério da Saúde.