Fotos: Divulgação /PMC
Devido uma determinação da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, a campanha de vacinação contra a febre amarela será antecipada para o dia 29 de janeiro e será encerrada no dia 17 de fevereiro.
Em Caraguatatuba, a campanha será realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com exceção da unidade do bairro Tabatinga, que não conta com sala de vacina. O atendimento será feito em horário estendido, especialmente para a aplicação da vacina, das 7h30 às 19h, de segunda a sexta-feira.
Além disso, serão feitos dois mutirões aos sábados (dia 3 e 17 de fevereiro), com pontos de aplicação da vacina espalhados por toda a cidade, das 8h às 17h. O Governo Estadual fornecerá as doses de forma fracionada, como explica o secretário de Saúde, Amauri Toledo.
“A dose fracionada é a forma que o Estado encontrou de imunizar mais pessoas. A única coisa que muda é o período de proteção. Enquanto a dose integral imuniza por toda a vida, a dose fracionada imuniza por oito anos, sendo necessário realizar um reforço após esse tempo”, afirmou Toledo.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Helienne Santos, falou sobre as contra indicações da vacina: “Pacientes em tratamento contra o câncer ou que tenham alergia grave a ovo, lactantes amamentando crianças menores de seis meses, pacientes em tratamentos com drogas imunossupressoras, pacientes transplantados, crianças menores de nove meses e pessoas com alguma doença febril aguda não podem ser vacinados”, disse.
Durante o período de campanha os idosos não precisarão de recomendação médica para tomar a vacina.
Confira os locais de aplicação da vacina contra a febre amarela
De segunda à sexta-feira, das 7h30 às 19h e nos mutirões de sábado dos dias 3 e 17, das 8h às 17h
UBS do Perequê Mirim
UBS do Porto Novo
UBS do Morro do Algodão
UBS do Tinga
UBS do Jaraguazinho
UBS do Casa Branca/ Olaria
UBS do Jetuba
UBS do Massaguaçu
Centro de Especialidades Médicas (CEM)
Nos mutirões de sábado dos dias 3 e 17, das 8h às 17h
UBS do Tabatinga
Residencial Pegorelli
Residencial Nova Caraguá I (Jetuba)
Residencial Nova Caraguá II (Porto Novo)
Centro Cultural Comunitário Travessão
Centro Cultural Poiares
Escola Municipal Honorina Pacheco (Rio do Ouro)
Museu de Artes e Cultura (Centro)