Fotos: Talita Fernanda/PMC
A Secretaria de Saúde realizará nesta quinta-feira (25/01), uma palestra sobre hanseníase para as pessoas que frequentam a Comunidade Terapêutica Luz do Caminho, que fica no bairro Pegorelli.
A palestra será ministrada pelo médico da Unidade Básica de Saúde do Porto Novo, Dr. Wilbor Bargas. A intenção é passar mais informações sobre a hanseníase, que por muito tempo foi uma doença tratada com preconceito.
Hanseníase
A hanseníase, comumente conhecida como lepra, é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae, ou bacilo de Hansen, que cria lesões nos nervos periféricos e diminui a sensibilidade da pele.
Segundo Dr. Wilber Bargas, a pessoa mostra sinais de que contraiu a doença. “Geralmente, a hanseníase ocasiona manchas esbranquiçadas nas áreas dos membros inferiores e superiores, mas também podem afetar o rosto, as orelhas, nádegas, e costas”, afirmou.
A doença tem cura, porém exige tratamento prolongado para não desencadear problemas ao paciente ou a transmissão da bactéria para indivíduos de convívio próximo. Todo o tratamento é custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Não é mais necessário que o paciente seja isolado das pessoas, como era feito antigamente.