Os alunos do ensino fundamental da rede municipal disputam nesta terça-feira a primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas públicas. Cerca de 4.200 estudantes de 10 escolas farão a prova, que será para o nível 1 (6º e 7º ano) e nível 2 (8º e 9º ano).
No último sábado os ganhadores das medalhas de ouro e prata da Olimpíada de Matemática de 2011, Gabriel Casarini, da Emef Profª Maria Moraes (Jardim Gaivotas) e Gabrielle Arruda Costa da Silva, ex aluna da Emef Profª Maria Aparecida Ujio (Porto Novo), participam da cerimônia de entrega dos prêmios no Memorial da América Latina, em São Paulo.
Todos os medalhistas também terão a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que concede um ano de bolsa para estudar matemática do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
A Olimpíada é organizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Ministério da Educação e Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
A competição é aberta a todos os estudantes do Ensino Fundamental, Médio e Universitário das escolas públicas e privadas. A segunda fase acontece em setembro. O