Fotos: Luís Gava/PMC
No feriado da Semana Santa, o mercado de pesca em Caraguatatuba aquece e nos dois entrepostos do município, no Porto Novo e no Camaroeiro, a movimentação de moradores e turistas começou desde o início da semana.
No Camaroeiro, região central, são 12 estandes de vendas em funcionamento das 7h às 18h. Comerciantes do local já registram o aumento no número de consumidores.
O comerciante André Martins Ferreira conta que o movimento em seu Box no Camaroeiro já deu uma melhorada. Os peixes oferecidos são: tainha, cação, corvina, carapau e o porquinho que, segundo ele, é o mais procurado e está sendo comercializado a R$ 20,00 o quilo, limpo.
No Porto Novo, o comércio ocorre em seis estandes, de terça à sexta-feira, das 9h às 18 horas. Segundo comerciantes do local, é possível que na Sexta-feira Santa, o horário das vendas seja esticado para atender a procura.
Muitos consumidores dão preferência aos entrepostos pois acreditam que neles, os produtos são mais frescos. Sônia Corrêa, moradora da Martim de Sá, já está com a receita de moqueca na mão e planeja comprar um cação para fazer na sexta-feira.
“Vou ao Camaroeiro na quinta mesmo pois acredito que o movimento seja menor. Tenho certeza que lá eu garanto um peixe de boa qualidade a um bom preço”.
Como escolher o peixe
Na hora de escolher o peixe, observe se a pele está firme, úmida e sem manchas. Outros aspectos que indicam que o peixe está fresco é: olhos brilhantes, escamas unidas entre si e guelras que vai da tonalidade rosa ao vermelho intenso, e sem viscosidade. O cheiro do peixe não deve ser repugnante.
Após descongelar, os pescados só podem ser recongelados após o seu preparo. Para fazer o congelamento caseiro, os peixes devem ser conservados inteiros, mas sem as vísceras. Não congele espécies diferentes no mesmo recipiente.
Serviço
– Entreposto de Pesca do Camaroeiro – Av. Dr. Artur Costa Filho, s/nº, Cento.
– Entreposto de Pesca do Porto Novo – Alameda Antônio Luiz da Câmara Coutinho, 135, Porto Novo.