Fotos: Luís Gava/PMC
Os alunos na faixa etária de 11 a 14 anos e as alunas de 9 a 14 anos, da EMEF Profª Maria Aparecida de Carvalho, no Tinga, receberam a vacinação contra o HPV (papilomavírus humano), nessa quarta-feira (18/04). Também as meninas e meninos de 12 e 13 anos receberam a dose contra a meningite C.
As equipes gestoras das unidades escolares enviaram comunicado aos pais sobre a campanha para ciência e prévia autorização. Caso prefiram, os pais podem levar os filhos, pessoalmente, à Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência. As datas em cada escola serão previamente agendadas numa parceria entre Secretaria de Saúde – Divisão de Vigilância Epidemiológica e a Secretaria de Educação.
A vacina distribuída pelo SUS protege contra quatro tipos de HPV: 6, 11, 16 e 18. Os tipos 6 e 11 não estão relacionados com câncer, mas são causadores de verrugas genitais. Já os tipos 16 e 18 são potencialmente causadores de tumor maligno. Os vírus dos tipos 16 e 18 estão relacionados a 70% do câncer uterino.
A Meningite C é um dos tipos de um perigoso processo inflamatório das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. É causada por diversos agentes infecciosos como bactérias, vírus, parasitas e fungos. A transmissão se dá por gotículas e secreções do nariz e da garganta ou fecal-oral em infecções por enterovírus.
Os principais sinais e sintomas são: febre alta que começa abruptamente, dor de cabeça intensa e contínua, vômito, náuseas, rigidez de nuca e manchas vermelhas na pele. Em crianças menores de um ano de idade, os sintomas referidos acima podem não ser tão evidentes, devendo-se atentar para a presença de moleira tensa ou elevada, irritabilidade, inquietação com choro agudo e persistente, e rigidez corporal com ou sem convulsões.
A Campanha contra Meningite C e HPV faz parte do calendário do Ministério da Saúde.
#pracegover: Menina em pé, de vestido florido, cabelos pretos e lisos, ao lado uma mulher com calça preta e blusa azul e cabelos pretos. As duas são atendidas por duas enfermeiras, uma de cabelos loiros e com óculos, a outra com cabelos pretos, sentadas em uma mesa. As enfermeiras fazem anotações em papéis.