Fotos: Cláudio Gomes/PMC
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de Caraguatatuba realizará no dia 09/06 (sábado), das 9 às 14 horas, uma feirinha de adoção de animais em suas instalações, na rua Ministro Dílson Funaro, 115, Jardim Aruan, em frente ao Cemug (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves).
Os interessados em adotar um amiguinho de quatro patas poderão escolher entre os cerca de 30 cães, a maioria sem raça definida, de diversas idades (três deles com aproximadamente 4 meses, de uma mesma ninhada), cores, tamanhos e temperamentos variados.
Os animais escolhidos sairão do CCZ já devidamente microchipados e com encaminhamento para castração gratuita, caso ainda não tenham sido. Todos também já estarão vacinados e vermifugados.
Para a adoção, os interessados devem apresentar documentos como CPF e RG, além de um comprovante de endereço.
O veterinário do CCZ, Guilherme Garrido, observa que a adoção é um ato de grande responsabilidade e seriedade. “Quando uma pessoa adota um animal do CCZ, ela não está só colaborando com a Prefeitura, mas está levando para casa um ser vivo que requer cuidados. Eles são excelentes companheiros, mas não são brinquedos que podem ser descartados”.
Garrido explica que os adotantes devem ter local apropriado para criar um animal, que seja limpo periodicamente e que ofereça abrigo da chuva, do sol, do frio. “E é sempre bom lembrar que os animais envelhecem, podem apresentar problemas de saúde e devem ser tratados com cuidados e respeito”.
Todo dia é dia de adoção
As adoções no CCZ podem ser feitas também durante a semana (de segunda a sexta-feira). O casal Flávio e Eliane Ramos visitaram hoje (21/05) o Centro, na esperança de adotar um cachorro. Eles já tinham uma ideia do perfil do animal que queriam. “Tem que ser um cachorro que faça companhia para nossos filhos, que são pequenos e adoram bichos”, explicou Flávio.
Ao dar uma volta pelo CCZ para ver os cães para adoção, Flávio não teve dúvidas e apontou: “É esse!”. Com cerca de dois anos, pelagem curta e amarelada e cheio de energia, o escolhido já ganhou uma coleira do novo dono que, depois de preencher os documentos necessários, levou embora o sortudo. “Vamos escolher seu nome em casa, junto com as crianças, mas vou sugerir que ele se chame Deive”.