Fotos: Cláudio Gomes/PMC
O artista plástico e ceramista Carlo Cury, de Caraguatatuba, está com a Exposição “Maria Mãe de Todos”, no Centro Cultural João Fona, na cidade de Santarém, no Pará. A exposição chega o município paraense no “Momento Mariano”, promovido pela Catedral de Nossa Senhora da Conceição todo dia 8 de cada mês, para celebrar o Círio de nº 100, no último domingo de novembro.
São 11 peças feitas em esculturas de argila que representam a religiosidade e a materialidade da fé popular em Maria. Em “Maria Mãe de Todos” o artista apresenta resultado do aprendizado que teve com o mestre Wandecok Cavalcanti, com quem aprimorou seus conhecimentos técnicos e conceituais.
A exposição já passou por Caraguatatuba, São José dos Campos, Monteiro Lobato, São Sebastião, Santos e fica em Santarém até o dia 8 de julho.
O Círio de Nossa Senhora da Conceição é a segunda maior manifestação religiosa do Estado do Pará. O dia da santa é comemorado em 8 de dezembro.
Sobre o artista – Carlo Cury é formado em Arquitetura pela Faculdade Belas Artes de São Paulo, mas foi nas artes plásticas que construiu carreira, com uma extensa produção. O desenho foi uma de suas primeiras formas de expressão.
Em 2012 participou da formação do Grupo Ubuntu – Caraguatatuba, que reúne artistas plásticos na linguagem tridimensional. Este grupo desenvolve projetos coletivos como o “Projeto Origens”. Tem realizado pesquisas sobre cerâmica de povos nativos no Pará, Amazonas, Mato Grosso do Sul e São Paulo, visitando museus (arqueologia) e aldeias indígenas.
Ele destaca que surgem na cerâmica – como um rico caminho para criar mecanismos visuais nos quais se pode aprofundar o diálogo com aquilo que se costuma chamar de realidade – produção de peças figurativas de diversos santos católicos.
Círio de Nossa Senhora da Conceição
Círio de Nossa Senhora da Conceição é um evento cultural e de turismo religioso da cidade de Santarém, no Pará, Brasil. O primeiro círio foi realizado em 28 de novembro de 1919, saindo da Igreja de São Sebastião. Hoje o círio é realizado no último domingo do mês de novembro.
Acontece no mês de novembro, quando no calendário da Igreja Católica se comemora o dia de Cristo Rei. Durante o percurso da caminhada (Círio) são feitas homenagens por cantores regionais, contratados por instituições públicas ou privadas como: Antônio Von, Kaila Moura, André Machado, Ray Brito, Ivone entre outros. Também podem-se perceber centenas de promesseiros com miniaturas de casas, igrejas, imagens entre outros objetos que indicam a graça alcançada. Usa-se a corda atrelada à berlinda; numa outra forma de pagar a promessas, esses indivíduos costumam ficar descalços.
Durante essa festividade, outras romarias são feitas, como a Caminhada de Fé com Maria saindo do município de Mojuí dos Campos distante 37 km de Santarém, círio das crianças, carreata de anunciação da chegada do círio, romaria dos idosos, romaria da juventude, cicloromaria, moto romaria, remaria, vigília “Doe seu Sono para Nossa Senhora”, e procissão de encerramento.