Plástico no meio ambiente resulta em quase um milhão de aves mortas por ano
Alunos da EM Professora Maria Josefina Giglio da Silva e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ubatuba (APAE), além de técnicos da secretaria de Meio Ambiente, participaram na quinta-feira, 13, na Praia Grande, da ação que marcou o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (em inglês, “Clean Up Day”) no município. O movimento acontece no mundo inteiro, sempre no mês de setembro.
A atividade começou com uma conversa com os alunos e a distribuição de folheto com informações sobre o tempo de decomposição de cada material, a importância da separação dos materiais recicláveis e a explicação sobre as cores da coleta seletiva. A iniciativa foi realizada em parceria com a Integrar-U que, além de apoiar com os materiais utilizados, fez um vídeo com alguns dos momentos da ação: https://www.youtube.com/watch?v=cRkYQnULiAM&feature=youtu.be
“Para se ter uma ideia do impacto do lixo nos rios, mares e praias, são quase um milhão de aves e mais de 100 mil mamíferos marinhos que morrem a cada ano por causa do plástico”, explica Wilber Cardozo, secretário de Meio Ambiente de Ubatuba.
Após as orientações iniciais, os participantes começaram uma caminhada pela Praia Grande para coletar os resíduos. A ação finalizou com a triagem dos materiais coletados por cor: amarelo para metal, vermelho para o plástico, verde para o vidro, marrom para orgânicos, entre outros tipos.
Parceria com o Turismo – Com o mesmo objetivo de ampliar a consciência sobre a problemática do lixo na natureza, o Aquário de Ubatuba, em parceria com a secretaria de Turismo, realizará uma ação de limpeza de praias no próximo dia 20 de setembro, das 8h30 às 12h. A atividade acontecerá nas proximidades da praça Alberto Santos Dumont (conhecida como praça da Baleia).
Fonte: Secretaria de Comunicação / PMU