A Prefeitura de São Sebastião, por meio das secretarias da Educação (SEDUC) e de Desenvolvimento Social (SEDES), realizou a formatura de 269 alunos em 12 cursos de capacitação, oferecidos no início do segundo semestre deste ano pelo Fundo Social de Solidariedade e o Centro Integrado Profissionalizante (CIP) da Costa Sul, no Hotel Tambayaba em Maresias
Do Fundo Social, 72 alunos se formaram nos cursos de Oficina de Pães (33), Oficina de Costura e Reparos (17), Auxiliar de Cabeleireiro (12) e no Curso Básico de Pedreiro (10), ministrados no Hostel da D’amelinha em Maresias.
Do CIP, 139 alunos se formaram nos cursos de Montagem de Mesa de Café da Manhã (57), Garde Manger – preparo de saladas e molhos frios (25) pelo SENAC, e Recepção para Comércio pelo SENAI (26), além dos cursos náuticos: Auxiliar de Motor de Popa 2×4 Tempos – Módulo II (16) e Motor Diesel Marinizado – Módulo II.
Do Programa Emergencial de Auxílio Desemprego (PEAD), foram formadas 58 pessoas nos cursos de Paisagismo (23), Elétrica (22) e Recepção para o Comércio (13).
Até o momento foram 2.414 vagas nos 54 cursos oferecidos pelo CIP em parceria com diversas instituições de ensino, como o Instituto Federal, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), o Governo do Estado (Via Rápida), o Instituto Geração Empreendedora, a Escola Paula Souza e empresas particulares.
“A expectativa é capacitar três mil pessoas até o final deste ano”, avisou o secretário da Educação, Fábio Aranha.
“Parabéns ao prefeito Felipe Augusto por estar investindo em Educação e presenteando não só a população, mas também o município”, disse o Executivo de Contas do SENAC, Antônio Lima.
“É uma alegria estar aqui na Costa Sul e poder trazer conhecimento a tanta gente”, destacou a coordenadora do Fundo Social, Maria Antônia Zonta.
Recorde
Segundo o prefeito Felipe Augusto, a prefeitura bateu o recorde sobre o ano passado, em que 1.500 alunos foram capacitados. “Estamos ofertando uma oportunidade a mais na vida profissional das pessoas. Com esses cursos, elas têm melhores chances de se reinserirem no mercado de trabalho, estando preparadas para isso”, ressaltou o prefeito, que lembrou que o PEAD é um dos grandes projetos da SEDES, com mais de 200 pessoas contratadas, criando reinserção e justiça social.
Jonatan dos Santos Souza fez o curso de Montagem de Mesa e disse que aprendeu muita coisa. “Interagimos bastante, a professora foi muito atenciosa. Pretendo fazer outros cursos do CIP”.
Irene Cisneiros acabou de terminar o curso de Garde Manger e achou muito bom. “Foi fantástico, a qualidade do material, dos alimentos, tudo impecável. Quero mais. A gente aqui na Costa estava abandonada. Trazer todos esses tipos de cursos para cá é muito importante. Quero ir para a área, mas antes disso preciso aprender”.
“Pela primeira vez vejo alguém preocupado em qualificar nossa mão de obra. Estou amando esses cursos, que nos dão a oportunidade de oferecer um ótimo serviço. Já fiz o de Cozinha do Mar também. Parabéns ao prefeito que está se importando com a gente”, disse Mari de Almeida.