Fotos: Luis Gava/PMC
Com o objetivo de zerar a fila de espera por consultas na UBS Morro do Algodão, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu, mais uma vez, neste sábado (22/09), um Mutirão de atendimento na unidade. No sábado (15), as portas da unidade também foram abertas e, somados os dois dias de mutirão, 436 consultas já foram realizadas nestes horários extras.
Mas mesmo com a possibilidade de adiantar a consulta médica, conforme registro da Secretaria de Saúde, neste sábado (22), foram agendados 360 pacientes e, destes, compareceram apenas 286. Ou seja, 30% dos pacientes não compareceram as consultas agendadas neste sábado.
Quem não perdeu a oportunidade de deixar a saúde em dia foi a artesã, Edvânia Rodrigues de Meneses, 36 anos, moradora do bairro Morro do Algodão. “Eu já havia participado do primeiro mutirão, mas como ainda tinham procedimentos a realizar, resolvi aproveitar este também. E foi muito bom, porque consegui resolver tudo com meu médico desta vez”, afirmou.
Maria Margarida Tavares, de 58 anos, também não perdeu tempo e levou toda a família. “Achei excelente, porque, muitas vezes, ficamos com exames guardados, esperando para passar com o médico. No sábado passado, meu marido já havia participado do mutirão. E, neste sábado, viemos eu e minha filha no clínico geral e meu neto aproveitou para passar na consulta em nutrição”, contou a dona de casa.
Ao todo, de acordo com dados registrados pela Secretaria de Saúde, além das 360 consultas agendadas com a presença de apenas 286 pacientes; também foram agendados 110 eletrocardiogramas e somente 90 pacientes compareceram. Dos 80 exames de ultrassom previstos na agenda, apenas 63 usuários compareceram e das 12 consultas agendadas com a nutricionista, apenas oito pacientes foram à unidade neste sábado.
Além das consultas oferecidas, a farmácia da UBS Morro do Algodão também abriu, neste sábado, e distribuiu 294 medicamentos.
A UBS Morro do Algodão atende de segunda a sexta-feira das 7h às 17h na Rua Antônio dos Santos, n. 27; no bairro Morro do Algodão.