A Banda Marcial do CIDE Tinga, regida por Eduardo Fróis, abriu o sarau dos alunos de 1º ao 9º ano, da EMEF Profª Maria Aparecida de Carvalho, do bairro Tinga, dentro das atividades da 8ª Feira Literária de Caraguatatuba. Os pequenos músicos executaram as canções “Que país é esse” da banda Legião Urbana e “Amigos para Sempre”, um clássico internacional.
Este ano a 8ª FLIC homenageia a escritora Eva Funari, no segmento Educação Infantil; Tatiana Belinky, no Ensino Fundamental I; Clarice Lispector, no Ensino Fundamental II; e Chico Buarque no segmento Educação para Jovens e Adultos (EJA). Desde o primeiro semestre letivo, as unidades escolares da rede municipal estão trabalhando os autores homenageados com atividades diversas.
Entre as várias apresentações da noite destacam-se: “Quem casa quer casa”, “O caso do bolinho”, vídeo com apresentação da biografia de Clarice Lispector. “A Hora da Estrela”, “A Mulher que matou os peixes”, “Rifa-se um coração, etc.
Há dois anos em Caraguatatuba, Débora Carolina Carvalho Ferreira, foi prestigiar o filho Vitor, seis anos, que foi o personagem principal no musical “O caso do bolinho”. “É a primeira vez que participo da FLIC. Vim do Paraná e estou muito satisfeita com as atividades proporcionadas pela escola. A FLIC é mais um estímulo para incentivar a criança a gostar de ler. Achei muito interessante essa iniciativa do município”, disse.
A aluna do 7º ano, Vitória Ferreira Sanches, 12 anos, se dedicou a estudar Clarice Lispector. Para ela a Feira é uma oportunidade de conhecer autores brasileiros e suas obras, além de integrar mais os alunos da escola.
“Já havia lido “A Hora da Estrela” e para a FLIC pude conhecer novos textos e também um pouco sobre a vida da autora. Concluí que ela era uma pessoa que se preocupava muito com a dor do outro. Ela expressou isso nos seus livros e seus próprios problemas e sentimentos também”, analisou.
A mãe da adolescente, Valesca Ferreira, 38 anos, aprova a atividade. “Tudo que leva cultura às pessoas é maravilhoso. Na FLIC minha filha tem a oportunidade de conhecer vários escritores e gêneros literários como conto, crônica e poesia”, ressaltou.
O diretor da unidade escolar, Elton Pedrozo, agradeceu a parceria da vice-diretora, Robson Nascimento, dos coordenadores pedagógicos, Gabriela Pancheri e Hércules Pantojo, aos alunos pela dedicação e aos pais e familiares que prestigiaram o sarau.
A Feira Literária de Caraguatatuba é realizada há oito anos com o objetivo de despertar o gosto pelos livros e pela leitura, aprimorar as habilidades de leitura e escrita, descobrir diferentes autores e estimular a criatividade com a construção de trabalhos de dança, teatro e artes, a partir de obras literárias.
No próximo final de semana, nos dias 26 e 27, no Serramar Shopping, as apresentações serão para o público, das 13h às 19h. Este quatro instituições particulares de ensino também mostrarão atividades dentro da 8ª FLIC: Colégio Adventista, Escola Cristã Arco Íris, Instituto Educacional e Cultural Paideia e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).