O Programa Trânsito Legal, desenvolvido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, formou mais de 200 alunos das EMEFs Profª Jane Urbano Focesi, no Perequê Mirim, Prof. Jorge Passos, no Jaraguazinho e da EMEI/EMEF Prof. João Benedito Marcondes, no Barranco Alto.
#PraCegoVer: Crianças sentadas posam para foto junto dos agentes de trânsito Luciane e Rubão
As formaturas aconteceram nesta quarta e quinta-feira (31/10 e 01/11), com a finalização do ciclo de atividades dos alunos dos 4º anos das três escolas. Além do certificado de conclusão, os alunos receberam também um talão de multas fictício, que poderá ser utilizado para a simulação de advertências a familiares.
Esse encerramento acontece após as aulas teóricas e práticas ministradas durante o ano pelos agentes de trânsito Luciane Aparecida dos Santos e Rubem Delgado Barbosa Júnior (Rubão), responsáveis pelo programa.
Programa Trânsito Legal
Desde 2003 o programa já abrangeu mais de 22 mil alunos da rede pública e, deste agosto desse ano, também incorpora escolas particulares do município. De uma forma lúdica e divertida e com auxílio de vídeos e jogos, os agentes de trânsito Luciane e Rubão explicam a importância de usar equipamentos de segurança para dirigir carros e motos, o papel dos agentes de trânsito, primeiros socorros em casos de acidentes e valorização de conceitos de ética, moral e cidadania para maior respeito à vida, à saúde, à educação e ao meio ambiente.
Nas aulas práticas, os alunos vão às ruas e orientam motoristas, motociclistas e pedestres e, em alguns casos, aplicam multas fictícias ou advertem os condutores sobre procedimentos incorretos como dirigir sem cinto de segurança, falar ao celular enquanto dirige ou atravessar fora da faixa, por exemplo.