Alunos das Unidades Escolares da Região Central de Caraguatatuba se formaram esta semana pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas – Proerd. Hoje (07/11) foi a vez dos 5º anos da EMEI / EMEF João Baptista Gardelin que realizaram a cerimônia pela manhã.
O Proerd é uma parceria entre a Polícia Militar e a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação e tem o objetivo de alertar os alunos sobre os perigos das drogas lícitas (álcool e tabaco) e ilícitas (maconha, cocaína, crack, etc.), combate ao bullyng e reforçar valores como amizade, ética e relações familiares.
Participaram do evento, o Capitão da Polícia Militar, Luiz Fernando Oliveira (Comandante da 2ª Companhia de Caraguatatuba), a Secretária Adjunta de Educação, Márcia Regina Paiva Silva Rossi, a Supervisora de Ensino, Thelma Cícero Gorgati, supervisores de ensino, professores, pais e alunos dos 5º anos A, B e C. Também participou do evento o leão Daren, mascote do Proerd que agitou as crianças neste momento especial.
Ao final do programa os formandos escrevem uma redação relatando sobre o que aprenderam nas aulas e suas experiências vividas em sala. A aluna ganhadora foi Gabriela Silva Teixeira, do 5º ano B, que tratou sobre os males causados pela droga, apresentando dados estatísticos.
Além da EMEF do Poiares, se formaram essa semana alunos da EMEF Profª Maria Aparecida de Carvalho – CIDE Centro, e da EMEI / EMEF Prof. Jorge Passos – CIEFI Jaraguazinho.
Neste trimestre foram formados pelo Proerd 315 alunos dos 5º anos do Ensino Fundamental I. O programa é desenvolvido pela Policia Militar que já atua no Litoral Norte há 21 anos, fortalecendo a cultura da paz e a construção de uma sociedade mais saudável e feliz.