Cem pessoas foram atendidas no 1º Feirão de Negociação de Dívidas do Procon de Caraguatatuba na sexta-feira e no sábado (9 e 10/11), na Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba (ACE), no Sumaré. Na ocasião, consumidores endividados tiveram a oportunidade de limpar o nome e o recuperar o crédito. Cinquenta acordos foram fechados nos dois dias de evento, que reuniu representantes dos bancos Santander, Itaú, Caixa Econômica Federal e Rensz Calçados.
Quem não pôde comparecer ou a empresa credora não participou do Feirão, tem a opção de se dirigir à sede do Procon, no Centro, e aderir ao Programa de Apoio ao Superendividado (PAS).
O coordenador do Procon de Caraguatatuba, Aliex Moreira, disse que o órgão continua com atendimento ao consumidor interessado em renegociar a sua dívida. “Os gerentes das agências da Caixa Econômica Federal, Santander e Itaú se comprometeram a permanecer com a negociação de dívidas nos bancos. Quem não por algum motivo não conseguiu participar do 1º Feirão de Negociação de Dívidas, pode se dirigir diretamente às agências ou procurar o Procon de Caraguatatuba para o encaminhamento ou ainda, renegociar com outra agência bancária ou empresa”, recomenda.
PAS
O Programa de Apoio ao Superendividado é um trabalho do Procon-SP em conjunto com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) para auxiliar os consumidores superendividados, orientando, educando e promovendo a renegociação de dívidas.
Os interessados devem apresentar cópias e originais do RG, CPF, comprovante de residência, comprovantes da renda (pessoal e familiar/holerites recibos de pensão ou aluguel) e demonstrativos das dívidas (contratos, extratos, faturas, carnês).
O programa não atende dívidas em nome de empresas, indenizações, pensões alimentícias e de impostos.
Procon
Reclamação – Para o registro da reclamação, o consumidor deve comparecer ao Procon de Caraguatatuba pessoalmente ou por meio de terceiros, com uma procuração. É preciso apresentar RG, CPF e toda documentação pertinente à reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, comprovante de pagamento e outros.
O atendimento para registro de reclamações, retorno e cadastro de Nota Fiscal Paulista é realizado de segunda a quinta-feira, das 9h às 16h30. As audiências são realizadas de segunda a quinta-feira, das 9h às 16h. Na sexta-feira, a equipe fiscaliza os locais com mais reclamações dos consumidores. O Procon conta com 13 funcionários.
Serviço
Procon de Caraguatatuba
Av. Frei Pacífico Wagner, 908 – Centro.
Telefone: (12) 3897-8282/ (12) 3897-8279