O projeto “Horta em Movimento”, da EMEF Profº Euclydes Ferreira, no bairro Perequê Mirim, em Caraguatatuba, teve sua primeira colheita realizada nesta quinta-feira (10/01). O projeto associa um sistema que transforma a força motriz humana em energia elétrica gerada em atividades físicas e a utiliza no sistema eletrônico de irrigação da horta.
A colheita foi antecipada devido ao rápido desenvolvimento da plantação e realizada por crianças do Maternal I e II da CEI/EMEI Profº Francisco Assis de Carvalho, com auxílio de monitores e Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs).
O “Horta em Movimento” engloba três projetos já existentes no município como o Boa Medida, Robótica e o Horta Educativa, que demandaram a participação de alunos dos 1º aos 9º anos da EMEF Profº Euclydes Ferreira, desde novembro de 2018, como explica o Assessor de Gestão e coordenador do projeto Horta Educativa nas Escolas, Fábio Henrique Souza.
“A ideia é que a horta seja automatizada pela Robótica. Eles utilizam energia elétrica, que é produzida pela energia cinética, fornecida pelas crianças pedalando nas bicicletas e transformada por uma bateria em energia elétrica.”
O projeto foi um dos 10 selecionados no Brasil para receber o Prêmio “Crianças Mais Saudáveis”, da Fundação Nestlé. Para isso, a escola recebeu todo o equipamento necessário por parte da Fundação Nestlé, que implantaria um sistema eletrônico de proteção solar e de irrigação por gotejamento, além de uma sala de ginástica com 10 bicicletas ergométricas tipo spining na escola.
Os alimentos colhidos serão utilizados para uso nas refeições da CEI/EMEI Profº Francisco Assis de Carvalho e destinados também a Casa Beija-Flor, entidade social parceira da Prefeitura de Caraguatatuba.