#PraCegoVer: Equipe de monitores caminham pelas praias realizando abordagens com os banhistas (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
A campanha Verão no Clima continua a todo vapor em diversas praias de Caraguatatuba. A ação, que acontece até dia 06 de março, é realizada pelo Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba e vem de encontro a diversos movimentos mundiais que visam à limpeza das praias e o combate a grande quantidade de lixo acumulado na orla e que vai para os oceanos diariamente por conta do descarte incorreto.
Uma atividade que promete movimentar um grande número de pessoas é o Mutirão de Limpeza, marcado para o dia 26 de janeiro, às 8h, com saída da Praia do Indaiá (Quiosque 32). Os interessados em participar devem se inscrever pelo link https://www.ambiente.sp.gov.br/veraonoclima/mutirao/. Os primeiros inscritos recebem camisetas no dia do evento.
Durante o Verão no Clima, as equipes de monitores passam pelas praias do município com intuito de conversar com os frequentadores das praias sobre os cuidados com o descarte dos resíduos produzidos. Por ser uma das praias mais frequentadas de Caraguatatuba, a praia Martim de Sá recebe uma equipe fixa de monitores com apoio de um “ecotainer”, localizado na Praça Antônio Fachini (Av. Dr. Aldino Schiavi). As ações itinerantes circulam entre as praias Mococa, Prainha, Centro, Cocanha, Indaiá, Tabatinga, Aruan, Palmeiras e Porto Novo, sempre das 8h às 18h.
“Muitos turistas e munícipes contribuem para a preservação do nosso meio ambiente, voluntariamente saem pela praia coletando os resíduos e deixando nas lixeiras próximo ao nosso ecotainer”, destacou Marcelo Amorim, chefe da equipe de monitores da Martim de Sá.
Desde a edição passada, a proposta do projeto evita distribuição de materiais impressos e sacolinhas plásticas, que muitas vezes acabavam se tornando mais um resíduo deixado nas areias pelos banhistas. “As pessoas trazem de casa pacotinhos de salgados, refrigerantes e até mesmo consomem nos quiosques. A ideia é que possam reaproveitar as próprias embalagens e se possível levar de volta para casa, para que possa ser recolhido via coleta tradicional, evitando acumulo nas praias”, destacou Tatiana Soares, diretora de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, responsável pela coordenação municipal.
“O projeto verão no clima se resume a isso, cada dia um novo desafio, abordar uma família diferente, fazer esse trabalho de formiguinha, mas que é extremamente gratificante. No final do dia à sensação é de um pequeno dever cumprido, de uma pequena ajuda dada, de passar um pouco de informação pra cada pessoa e esperar que essa pessoa leve isso e aplique no dia a dia”, ressaltou Tiago Job, um dos monitores do projeto.