Geografia de forma lúdica? Essa é a proposta do projeto Geogames do professor de Geografia, Antonio Carlos Oliveira, da EMEF Prof. Antonio de Freitas Avelar, em Caraguatatuba.
A proposta vem sendo colocada em prática desde 2017, do 6º ao 9º ano, na unidade escolar e deu tanto certo que será expandida, este ano, para toda a rede municipal.
“O Geogame cria estratégias de localização e memorização, capazes de despertar interesse e aumentar a participação dos estudantes na disciplina de Geografia. Por meio dessa ferramenta, pretendemos ampliar o repertório dos conhecimentos espaciais das crianças e adolescentes; proporcionar habilidades de identificação em mapas; permitir o protagonismo juvenil na construção dos saberes; e potencializar a alfabetização e letramento cartográfico de modo divertido”, explicou Ricardo Quirino, professor da equipe do Apoio Pedagógico, responsável pela organização do Geogame.
As regras do jogo são simples: todos do 6º ao 9º ano poderão se inscrever. As seletivas vão até dia 15 de março nas unidades escolares. Os estudantes passarão por cinco etapas: localizar continentes, cidades brasileiras, países da América do Sul, estados brasileiros e Distrito Federal e, por fim, 58 países importantes nos cinco continentes.
Os dois alunos melhores colocados de cada escola encaram a final, no dia 29 de março, durante o Educatech, no Teatro Mario Covas. Haverá premiação para os três primeiros colocados: 1º lugar, um smartphone; 2º lugar, um tablet; 3º lugar, uma bicicleta.