#PraCegoVer Sala de aula do Banco de Alimentos. Homens e mulheres estão sentados, escutando as explicações da nutricionista Paula de Almeida. A nutricionista está de pé, ela usa óculos, camiseta de malha cinza e calça de malha vinho. Na parede ao fundo em um telão está projetado o conteúdo do curso. (Foto: Luis Gava/PMC)
Mais uma turma do curso de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos foi formada nesta quarta-feira (14/02). A oficina é oferecida pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio do Banco Municipal de Alimentos, gratuitamente.
Na capacitação ministrada pela nutricionista Paula Almeida, os 30 participantes puderam aprender conceitos de Boas Práticas de Manipulação; Condutas que os manipuladores de alimentos devem adotar para produzir e vender alimentos seguros; Tipos de contaminação dos alimentos; Conceito de Doenças Transmitidas por Alimentos, entre outros assuntos.
A auxiliar de cozinha Cristiane Paula de Lima, 40 anos, disse que fez o curso para reciclar conhecimentos. “Aprendi muito sobre congelamento e descongelamento de alimentos. Muito bom o conteúdo repassado”, destacou.
O garçon, José de Castro, 53 anos, concorda com a colega: “Novos conhecimentos são importantes para a vida pessoal e profissional. Cada profissional deve buscar cada vez mais conhecimentos para exercer da melhor maneira a sua função e ajudar os colegas”, opinou.
O sucesso desse curso é tão grande que as turmas até abril já foram preenchidas. As inscrições estão abertas para as turmas de maio.
Em 2018, o Banco de Alimentos promoveu 14 capacitações de “Boas Práticas de Manipulação de Alimentos”, qualificando cerca de 280 pessoas. O certificado é um documento exigido pelo setor de Vigilância Sanitária do município aos estabelecimentos alimentícios e deve ser renovado todo ano.
Serviço – O Banco de Alimentos/Cresans fica na Avenida Ministro Dílson Funaro, 287, bairro Jardim Britânia.