Fotos: Luis Gava/PMC
Em um convênio de 16 cursos firmado pelo Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba com o Senai, um deles será oferecido aos reeducandos do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Caraguatatuba.
Trata-se da oficina de Pedreiro Assentador e a primeira aula foi realizada nesta quinta-feira (28/02), com a presença do prefeito Aguilar Junior; a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Samara Fraschetti Bastos de Aguilar; o diretor e a coordenadora do Senai, Antonio Carlos Pontieri e Ana Lucia Cursino; o vereador Denis Guerra e o diretor do CDP, Alan Carlos Scarabel.
O projeto-piloto nunca ofertado no município e nem pelo Senai, prevê a ressocialização do detento após o cumprimento da pena. O objetivo da ação com o CDP é ofertar uma qualificação profissional para que voltem à sociedade com uma profissão digna e que consigam o seu sustento e de sua família.
O diretor do espaço, Alan Carlos, agradeceu a iniciativa do Fundo Social pelo olhar humano com os detentos. “É um avanço para o município tratar assim um assunto tão delicado para a maioria da população. Não tem como afastá-los da sociedade, uma hora irão se reintegrar e que seja desta forma, prontos para uma nova vida e qualificados”.
O curso é promovido para 20 reeducandos que foram escolhidos por diversos critérios: bom comportamento, disciplina, baixa periculosidade e próximos do cumprimento da pena, sendo ela branda. Uma das exigências do Fundo Social é que 90% dos alunos fossem moradores de Caraguatatuba.
As aulas se encerram no mês de abril, com carga horária de 160 horas. Desenvolvido de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, tem por objetivo desenvolver habilidades de construção no assentamento de materiais de alvenaria.
Ensinará estrutura e alvenaria; planejamento; orçamento; segurança do trabalho; meio ambiente; qualidade; matemática; aglomerantes; agregados; concreto; impermeabilização; formas; armaduras; fundação e lajes pré-moldadas.
Samara Aguilar desejou aos alunos que finalizem o curso, capacitados e confiantes na busca pelo mercado de trabalho. “Nós acreditamos em vocês, na diferença que irão fazer na nova vida, quando estiverem lá fora. Não queremos que nenhum de vocês que estão se dedicando a essa qualificação, estejam nos índices de reincidência. Agradecemos por acreditarem nessa ação e estarem participando desse projeto”, disse a presidente.
Para o prefeito este projeto sempre foi um sonho, de levar qualificação para aqueles que estão restritos de liberdade. “Se dediquem que muitas portas serão abertas. Vocês participarão de um curso oferecido pela melhor escola de qualificação profissional do Brasil, se orgulhem desta chance e levem orgulho à família de vocês. Busquem construir uma nova história”, destacou Aguilar Junior.
“Agradeço a oportunidade e pelo olhar que tiveram com a gente. Se aceitamos participar deste curso, com certeza, queremos ser uma pessoa melhor. Nunca pensei que teria outra chance, estou muito grato”, relatou o aluno L.
Para a população de Caraguatatuba serão promovidos ao longo do ano, cursos nas áreas de alimentos, automotiva, construção civil, eletroeletrônica, náutica e têxtil. O primeiro curso será Montador de Esquadrias de Alumínio com início no dia 12 de março.