#PraCegoVer: Um operário conduzindo o trator, despeja os resíduos da encosta do rio Juqueriquerê dentro de um caminhão. A foto mostra parte das árvores ao fundo.
Uma ação de limpeza realizada pela Prefeitura de Caraguatatuba, na última terça-feira (20/03), retirou seis caminhões de resíduos – cerca de 90m³ – que estavam acumulados na foz do Rio Juqueriquerê, após as fortes chuvas que atingiram Caraguatatuba nos últimos dias.
O mutirão, coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, separou os resíduos orgânicos que vão para o aterro e os recicláveis foram encaminhados para as cooperativas de reciclagem do município. Em sua maioria foram recolhidos galhos de árvores, plásticos, madeiras e uma grande quantidade de microlixo.
Além disso, também foi realizada uma limpeza nas áreas de Jundu que ficam na foz do rio. O Jundu é uma vegetação litorânea, de baixa estatura, formada por gramíneas e arbustos com uma rede de raízes profundas que seguram totalmente os grãos de areia a beira da praia, por isso, é de extrema importância para a orla marítima.
De acordo com Roberto Ferreira, secretário adjunto da SMAAP, essas ações fazem parte do cronograma de atividades da secretaria. “Acompanhamos sempre o monitoramento das praias junto com o Instituto Argonauta e identificamos a necessidade dessa limpeza. As chuvas infelizmente trazem para os rios muitos resíduos que acabam permanecendo na foz, por isso fizemos esse mutirão para minimizar o impacto e evitar que sigam para o mar”, destacou.