O projeto “Heróis contra a dengue” – “Homem de Ferro x Dengoso” teve início nesta segunda-feira (1º/04), na EMEF Prof. Jorge Passos, no bairro Jaraguazinho, em Caraguatatuba.
Alunos do 1º ao 5º anos assistiram a apresentação teatral dos atores Vagner Souza Ramos, Bruno da Silva e João Victor Machado Ramos, que chama a atenção para a importância de cada um fazer sua parte, em casa e no bairro onde mora, no combate à dengue.
A encenação foi no refeitório da unidade escolar e quando o ator fantasiado de mosquito da dengue, o “Dengoso”, chegou, causou um alarido entre os alunos. O burburinho maior foi quando Vagner entrou, em seguida, vestido com uma fantasia que reproduz a armadura do Homem de Ferro (super-herói americano). A vestimenta foi confeccionada em lata e pesa 38 kg.
“Faço performances do Homem de Ferro em aniversário e festas infantis. Tive a ideia de criar o personagem do vilão, o “Dengoso” para ser combatido pelo herói. As crianças adoram e a gente passa a mensagem que cada uma pode ser um super-herói em casa e no bairro onde mora, não deixando locais ou recipientes que possam acumular água parada e, consequentemente, serem criadouros do mosquito que transmite a dengue”, explicou.
O aluno Gustavo Rodrigues, 10 anos, entendeu bem a lição. “Sei que o mosquito da dengue se reproduz em água parada e essa doença mata. Em casa, tiro os estepes do carro dos lugares onde pode pegar chuva”, comentou.
Também em casa, a aluna Maria Luísa Bittencourt, 9 anos, diz que a mãe faz artesanato com garrafas pet, mas sempre as deixa tampadas assim como os recipientes que guardam lixo.
Até o dia 26 de março, a Secretaria de Saúde de Caraguatatuba havia registrado 1.141 notificações de dengue. Deste total, 91 casos foram confirmados, 1.037 deram negativos e 13 estão em investigação.
Dez medidas contra a dengue: mantenha a caixa d’água sempre fechada com tampa adequada; mantenha calhas sempre limpas para não acumularem água; retire a água acumulada na laje; encha de areia, até a borda, os pratinhos dos vasos de plantas; guarde garrafas com a boca voltada para baixo; guarde pneus em locais secos, onde não acumulem água parada; mantenha lixeiras bem fechadas; não jogue lixo em terrenos baldios.
Programação nas escolas em Abril:
Dia 1º – EMEF Prof. Jorge Passos (Jaraguazinho)
Dia 2 – EMEI/EMEF João Thimóteo do Rosário (Cantagalo)
Dia 3 – EMEI/EMEF Prof. Lúcio Jacinto dos Santos (Tinga)
Dia 5 – EMEI/EMEF Bernardo Ferreira Louzada (Rio do Ouro)
Dia 8 – EMEI/EMEF Prof. Alaor Xavier Junqueira (Travessão)
Dia 9 – CEI/EMEI Profª Maria Carlita Saraiva Guedes (Morro do Algodão)
Dia 10 – EMEF Profª Maria Aparecida de Carvalho (Tinga)
Dia 11 – EMEI/EMEF Carlos Altero Ortega (Morro do Algodão)
Dia 12 – EMEF Prof. Oswaldo Ferreira (Casa Branca)
Dia 16 – EMEF Prof. Euclydes Ferreira (Perequê-Mirim)