O Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba divulgou nesta terça-feira (02/04) o balanço trimestral de ações, referente aos meses de janeiro a março deste ano. Mais de 330 famílias foram beneficiadas, atingindo cerca de 2 mil pessoas.
Só neste período, foram repassadas quase 7 mil peças de roupas às famílias dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), além de doações eventuais à Casa de Acolhimento de População Adulta de Rua e Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Também realizou doação de 1.220 unidades de fraldas descartáveis; 370 unidades de roupas de cama e cerca de 30 móveis e colchões, com base nos encaminhamentos enviados pelos Cras.
No projeto gestante, 35 futuras mães receberam kit enxoval, contendo macacão, body, pacote de fraldas, toalhas de banho e rosto, lençol, cobertor e meias. Algumas peças são confeccionadas pela oficina de costura do Fundo Social.
A ação promove um ciclo de três palestras semanais sobre maternidade, primeiros cuidados com a criança e aleitamento materno, ministradas por profissionais, em parceria com as Secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social e Cidadania e Pastoral da Criança.
Devido aos atendimentos emergenciais com suporte às famílias afetadas pelas fortes chuvas com alagamentos, foram adquiridos 26 colchões novos, além de produtos de limpeza, água sanitária, sabão em pó, detergente, desinfetante, pano de chão e bucha de limpeza, que chegaram a cerca de 90 famílias, distribuídos também por meio dos Cras.
Com o apoio das campanhas realizadas por outras secretarias, comércio local e parceiros, o Fundo Social distribuiu mais de uma tonelada de alimentos e 430 itens de produtos de limpeza às entidades sociais cadastradas na cidade.
Além das doações, o Fundo Social, promoveu dois cursos de qualificação profissional: Padaria Artesanal, em parceria com o Fundo Social do Estado de São Paulo e de Montador de Esquadrias de Alumínio, em parceria com o Senai.
São mais de 60 pessoas preparadas para o mercado de trabalho, que no dia 11 de abril, receberão das mãos do prefeito Aguilar Junior e da presidente do Fundo Social, Samara Aguilar, o tão sonhado certificado.