Festival fotográfico vai fomentar a cultura na Baixada Santista
Maior evento de fotografia da região propõe diversas ações socioculturais à população
O Revela Bertioga 2019 é um festival de fotografia de caráter democrático, que incentiva ações sociais e fornece cultura e entretenimento gratuitos a todos interessados. Todo o conteúdo desenvolvido visa atender à comunidade, aos fotógrafos profissionais e amadores e amantes das artes, da história, arquitetura, cultura e natureza.
Durante o festival, de 31 de outubro a 9 de novembro, serão exibidos três ensaios individuais de renomados fotógrafos convidados e, em cartaz, estarão quatro exposições: “Bertioga Revelada”, “Engenharia, arquitetura e urbanismo”, “Revelando os Amigos de Quatro Patas” e “Revelando os Olhares Guaranis” – na qual o indígena não será, como de costume, o objeto fotografado, mas o fotógrafo. Será o olhar do indígena para a cidade.
As exposições têm como fio condutor a cidade de Bertioga e suas peculiaridades. Na mostra principal, “Bertioga Revelada”, serão selecionadas sessenta fotos de sessenta fotógrafos distintos, cujo tema é “Bertioga, legado para o amanhã”. Seu objetivo é revelar os talentos da cidade; revelar a cidade para os seus moradores e revelar a cidade para os visitantes.
A curadoria das imagens ficará a critério do fotógrafo, Delfim Martins, um dos criadores da Pulsar Imagens, o maior banco de fotos digitais do país. O Revela também vai oferecer a um fotógrafo profissional brasileiro renomado, o prêmio “Palê Zuppani de Fotografia”.
As ações culturais que envolvem o Revela Bertioga iniciam neste mês de abril, através dos cursos de iniciação em fotografia para a comunidade, denominado, “A percepção do olhar”, ministrados pelos fotógrafos Cadu de Castro e Du Zuppani. A cidade, seus moradores, visitantes e os amantes da fotografia, contarão, ao longo do ano, com workshops, palestras e expedições fotográficas com profissionais da área.
É importante ressaltar que todas as atividades que envolvem o Revela são gratuitas. O festival pretende fomentar a cultura em Bertioga e propor transformações de cunho socioeducativo, tanto para a comunidade local quanto para o visitante, bem como impulsionar o turismo e o comércio na cidade.
O festival é uma realização da AEAAB (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Bertioga), com produção de Cadu de Castro e Du Zuppani e apoio do SESC e da Prefeitura Municipal de Bertioga. |