A Prefeitura de São Sebastião, por meio do Conselho Municipal sobre Drogas (COMSOD), realizará nesta quarta-feira (17/04) uma palestra com o tema: “A comunidade terapêutica como estratégia para atendimento ao dependente químico na rede de atenção psicossocial”, no Teatro Municipal, a partir das 8h30.
A palestra será ministrada pelo vice-presidente do Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas (CONED/SP) e Gestor Geral da Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas (FEBRACT), Pablo Kurlander.
No evento, também será abordado sobre Programa Recomeço, do Governo do Estado, e as facilidades para adesão dos municípios, considerando o Termo de Colaboração firmado entre o Governo Estadual e a FEBRACT, especificamente para internações voluntárias para tratamento e recuperação de dependentes de substâncias psicoativas.
“O objetivo da palestra é apresentar o Programa Recomeço, que é uma parceria com a FEBRACT, para profissionais da área, da rede escolar e a população. A proposta é fazer com que as pessoas tomem conhecimento sobre como o programa funciona no município, e da importância de uma internação para dependentes químicos, que em muitos casos se faz necessário para a recuperação do paciente, para que ele tenha um recomeço“, explicou o Presidente do COMSOD, Ivaldo Sampaio de Freitas.
A Secretária de Desenvolvimento Social e Humano, Rogéria de Oliveira Freitas, falou sobre a importância do projeto. “Os governo estadual e municipal estão trabalhando em conjunto para dar total suporte e cuidados aos munícipes em geral. Projetos, como o Recomeço, são de suma importância para a sociedade civil, pois ele trabalha a reinserção social e a recuperação deste indivíduo, abrangendo atenção familiar, comunitária e inclusão produtiva”, disse ela.