Crédito: Divulgação
O relato sobre a vida de trabalhadoras e trabalhadores brasileiros exilados na França durante o período da Ditadura Militar no Brasil será tema da roda de conversa com a jornalista, cientista social e escritora Mazé Torquato Chotil, nesta quarta-feira (15/05), às 19h, na Casa Brasileira.
Doutora em Ciências da Informação e da Comunicação pela Universidade de Paris VIII e pós-doutora pela Escola de Estudos Avançados em Ciências Sociais (EHESS) de Paris, a brasileira Mazé Torquato Chotil pesquisou a história de 127 operários de fábrica brasileiros que fugiram para a França e do líder sindical José Ibraim. Em dois livros: “Trabalhadores Exilados: a saga dos brasileiros forçados a partir (1964-1985)” e “José Ibraim: o líder da primeira grande greve que afrontou a ditadura”, Mazé traz para primeiro plano a história de trabalhadores anônimos exilados.
Para a Profª. Dra. Mazé Toquato Chotil, “no mês do trabalhador é importante promover um bate-papo de resgate de nossa história, passados 55 anos do golpe militar no Brasil”. Mazé Chotil nasceu em Glória de Dourados (MS), vive em Paris desde 1985, é apresentadora do Encontro Literário do Instituto Alter’brasilis e participa regularmente do Salão do Livro de Paris.
A Casa Brasileira é o centro de cultura, arte e gastronomia do Instituto Mpumalanga, em parceria com a Prefeitura de São Sebastião, que atua com projetos de educação pela arte. O espaço abriga oficinas, exposições de arte e boa música em meio às paredes centenárias do casarão do século XVIII da Rua da Praia, Centro de São Sebastião.
Serviço:
Dia 15/05
Roda de Conversa – O Exílio de Trabalhadores Brasileiros na França, com Prof.ª. Dra. Mazé Torquato Chotil
19h | Local: Casa Brasileira – Av. Dr. Altino Arantes, 80 | Centro
Entrada gratuita.
Informações: (11) 9 98388794.