Sob a coordenação do prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, a Prefeitura prossegue com o acolhimento de famílias que ficaram desalojadas em decorrência das chuvas que atingiram a cidade nos últimos dias.
Até às 16h30, um total de 41 pessoas (24 adultos, 15 crianças e dois idosos), além de um cachorro de uma das famílias, estão sendo acolhidas no CIAPI. As famílias são dos bairros Perequê-Mirim, Morro do Algodão e Massaguaçu.
Para atender estas famílias, estão no CIAPI uma equipe extra do Samu e assistentes sociais. As famílias também recebem alimentação completa, kits de higiene pessoal (com toalha, lençol, sabonete, entre outros itens fornecidos pelo Fundo Social de Solidariedade).
Também estão sendo fornecidos medicamentos necessários e as crianças têm à disposição brinquedos e uma Auxiliar de Desenvolvimento Infantil (ADI).
Doações
O Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba está com campanha de doações de material de higiene, alimentos, água potável, lençóis e toalhas de banho.
Os materiais devem ser encaminhados ao CIAPI (Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso), que fica na Rua Jorge Burihan, nº 10, Jardim Jaqueira (atrás da Rodoviária), sempre das 9h às 18h.
A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Samara Fraschetti Bastos de Aguilar, está coordenando as doações e encaminhamento às famílias.
Trabalho e emergências
Equipes da Prefeitura de Caraguatatuba continuam nas ruas monitorando áreas de risco e desobstruindo ruas e rios.
A Defesa Civil faz um alerta para todos os que estão em áreas alagáveis e regiões de encostas, para que saiam e procurem ficar em lugar seguro. A Defesa Civil está priorizando o atendimento às pessoas que não têm outra alternativa de abrigo.
Em caso de emergência, os munícipes devem acionar a Defesa Civil pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Acumulado
De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de desastres Naturais (Cemaden), o acumulado de chuvas no município em 72 horas é de 238 milímetros, mais do que o dobro do esperado para todo o mês de maio (116 milímetros).
Itinerários de ônibus alterados
Em razão dos alagamentos nas entradas dos bairros Pontal Santamarina e Morro do Algodão, impossibilitando o tráfego de veículos, as linhas 102 – Morro do Algodão via Pontal Golfinho e 103 – Morro do Algodão terão seus itinerários parcialmente alterados.
No caso da linha 102 – Morro do Algodão via Pontal Golfinho, ao invés de acessar o bairro Pontal Santamarina, os ônibus seguirão pela pista até o bairro Golfinhos e entrarão à esquerda na Rua Pedro Reginaldo da Costa (rua principal do bairro) e após, retorna ao trajeto habitual.
Já a linha 103 – Morro do Algodão, até a normalização do estado de crise, operará no mesmo itinerário da linha 102.
Agentes de transporte estão acompanhando as linhas e estudando os melhores desvios. Em caso de dúvidas, ligue 0800.778.8080.