#PraCegoVer: três escapulários artesanais feitos de tecido, pendurados em porta. Os produtos têm as cores vermelha, azul e branca, com imagem de Santo Antônio (Foto: Augusto Melo/PMC)
O Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba deu o pontapé inicial ao Projeto Santo Antônio, realizado há três anos, em uma parceria com a Paróquia Santo Antônio. Este ano será colocado à venda um escapulário de porta que acompanha oração e fita devocional.
A partir do próximo dia 31 (sexta-feira), a lembrança pode ser adquirida por R$10 na Igreja Santo Antônio e na sede do Fundo Social, no Centro. A abertura das vendas do produto prepara o início da trezena de Santo Antônio.
Este ano, a tradição do projeto é intensificada em função da Paróquia Santo Antônio ser elevada a Santuário Diocesano, onde atrairá mais devotos para a região, devido à relíquia de primeiro grau de Santo Antônio (um pedaço do osso do Santo), que já se encontra na Igreja Matriz.
O projeto tem objetivo de atender as necessidades mais urgentes do Fundo Social com a venda dos escapulários, além de fomentar o turismo religioso no município e a devoção ao Padroeiro da Cidade.
A presidente do Fundo Social, Samara Aguilar, destaca que a confecção dos produtos foi feita por voluntários. “As mil peças artesanais foram produzidas com muito amor e dedicação por pessoas que acreditam na ação solidária e no trabalho do Fundo Social”, disse.
As fitas devocionais poderão também ser amarradas no alto do Morro Santo Antônio durante a realização de um pedido. O local é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade.
O Fundo Social também solicita o apoio dos comerciantes da cidade, para que divulguem nos estabelecimentos a venda dos escapulários e incentivem o turismo religioso. Interessados devem entrar em contato no telefone 3897-5656.
O projeto é uma parceria entre a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da secretaria de Turismo, Fundo Social de Solidariedade e Igreja Santo Antônio.