Foto: Divulgação / 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel)
As Forças-tarefas integrantes da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), ao longo dos dias 20 e 21 de maio, cumpriram diversas missões inseridas no contexto da Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), de acordo com o previsto no artigo 142 da Constituição Federal de 1988, da Lei Complementar nº 97/1999 e do Decreto nº 3.897/2001, no Litoral Norte.
No contexto do exercício, as ações desenvolvidas buscam restabelecer a ordem e a paz social, restaurar a situação de normalidade da segurança pública local atuando na diminuição dos índices de criminalidades e na prevenção da ocorrência de diversos delitos.
Para atingir o seu objetivo, a tropa realizou o patrulhamento motorizado e a pé em regiões de grande ocorrência de crimes, além da execução de Postos de Bloqueio e Controles de Vias (PBCV). A manutenção da segurança de estruturas (instalações) essenciais à comunidade e de importância para a economia regional e nacional, também são atividades realizadas com o emprego da tropa, por meio da ocupação dos Postos de Segurança Estáticos (PSE).
Ainda neste contexto, foram executadas Operações de Busca e Apreensão (OBA), em cumprimento à mandados expedidos por Ordem Judicial, bem como as Operações de Controle de Distúrbios (OCD) e Operações de Reintegração de Posse em locais onde ocorrerem aglomerações e manifestações consideradas ilegais por autoridade judiciária competente.
Como forma de integrar o Exército à comunidade em meio às ações de GLO, foram realizadas ações cívico-sociais nas áreas de operações, promovendo a recuperação de instalações públicas.
A Brigada Aeromóvel ainda está realizando, desde o dia 19 de maio, o apoio às Defesas Civis de São Sebastião e Ilhabela, contribuindo com tropas nos locais onde ocorreram quedas de barreiras, que resultaram na interdição de rodovias. O emprego das tropas consiste no bloqueio da via no local interditado, bem como no controle do trânsito.