Na última terça-feira (28/05), foi realizada a primeira etapa da vacinação contra Brucelose Bovina. A campanha é realizada duas vezes ao ano, nos meses de maio e novembro, e podem participar apenas os pequenos produtores rurais cadastrados na Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca da Prefeitura de Caraguatatuba. Eles também precisam fazer parte do sistema da Coordenadoria de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo.
A vacinação, específica para bezerras do sexo feminino, com idade entre 3 a 8 meses, é aplicada uma única vez por uma médica veterinária disponibilizada pela Prefeitura. É proibido vacinar fêmeas acima de oito meses e machos de qualquer idade. No total foram vacinadas 25 bezerras.
O objetivo da campanha de vacinação é proteger o rebanho contra a brucelose, e consequentemente, a população humana, já que a brucelose é uma enfermidade zoonótica, que pode ser transmitida para os seres humanos através do contato com secreções e sangue do animal e até mesmo por meio do consumo de leite e seus derivados não pasteurizados.
Para mais informações, é necessário entrar em contato com o setor de Agricultura da SMAAP pelo telefone (12) 3897-2530.