Em breve região central contará com um Centro de Atenção Psicossocial
O bairro da Topolândia será beneficiado com a nova instalação do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I), empreendimento fruto do Programa “Saúde em Ação”, uma parceria inédita do Governo do Estado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que visa ampliar e modernizar a rede municipal de saúde em São Sebastião.
Segundo a Secretaria de Saúde (SESAU), a construção do espaço deve ser finalizada até o inicio do mês de julho. O local é considerado um ponto de atenção estratégica da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), onde serão desenvolvidos serviços de saúde de caráter aberto e comunitário constituído por equipe multiprofissional, como auxiliar de enfermagem, enfermeiro, psicólogo, terapeuta ocupacional, psiquiatra, assistente social, farmacêutico, educador físico e médico psiquiatra.
No novo espaço, as equipes realizarão atividades terapêuticas como oficinas de artesanatos que fazem parte e são de suma importância na evolução do tratamento dos pacientes.
Ainda de acordo com a SESAU, o investimento da obra foi de R$ 2.525.000,00 milhões, deste total também estão inclusos os móveis e demais equipamentos do Centro.
Atualmente são atendidos, em média, 1.100 pacientes/mês e, com a ampliação e melhora da qualidade de atendimento prestado em novo espaço, estima-se um aumento da adesão nos tratamentos dos pacientes do município.
Através do programa, o município também foi contemplado com uma Unidade Básica de Saúde (UBS), no Canto do Mar; e um CAPS ad – Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas, no Jaraguá.
Além das obras, o programa ‘Saúde em Ação’ vai modernizar e articular a rede de saúde e capacitar os profissionais por meio das linhas de cuidados, desenvolvidas a partir de um estudo da Secretaria da Saúde que levou em conta indicadores econômicos, saúde e social, e definiu as prioridades de atendimento nas regiões contempladas.