Os eleitores de Caraguatatuba que ainda não fizeram a identificação biométrica têm a oportunidade de cadastrá-la das 8h às 17h, no Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (CEM-CEO), no Jardim Primavera. Parte da equipe do Cartório Eleitoral permanece no local realizando a biometria do público até o dia 28 de junho. Além dos pacientes da unidade, quem não for se consultar no CEM-CEO pode fazer a identificação biométrica para evitar o cancelamento do título eleitoral, documentos pessoais e sofrer sanções, como impedimento para obtenção de passaporte, empréstimos, benefícios federais, etc.
Os moradores precisam trazer o documento de identidade original, título de eleitor (se tiver) e um comprovante de residência (emitido, no máximo, há três meses).
Com o título eleitoral cancelado, o eleitor fica impedido de obter passaporte, inscrever-se em concurso público, assumir cargo ou função pública, renovar matrícula em estabelecimentos oficiais de ensino, obter empréstimos em caixas econômicas federais e estaduais e até mesmo receber salário (em caso de servidor público), entre outros impedimentos.
A identificação biométrica envolve a coleta das impressões digitais dos dez dedos, fotografia e assinatura digitalizada de cada pessoa, além da atualização dos dados constantes no cadastro.
Atualmente Caraguatatuba possui 92.513 eleitores. Até o momento, 68,14% (63.035) da população com idade para votar fez o cadastro biométrico. Além disso, quem não executar o procedimento não poderá votar nas próximas eleições.
O Cartório Eleitoral fica na Avenida Brasil 775 – Sumaré (próximo ao Fórum de Caraguatatuba). Mais informações pelo telefone (12) 3882-1398. O Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (CEM-CEO) está localizado na Av. Maranhão, 421 – Jardim Primavera, próximo à Delegacia de Polícia e à UPA.