Ter o Cadastro Único é um dos critérios para matrícula em cursos oferecidos pelo Fundo Social
A secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Ubatuba informa que continua a realizar a inscrição de famílias no Cadastro Único de Programas Sociais (Cadúnico) bem como a atualização dos dados das já inscritas.
O Cadúnico é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Nele são registradas informações como: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras.
A inscrição ou a atualização de dados deve ser feita pela pessoa que é a responsável legal pela família. Para isso, é necessário comparecer a um dos locais de cadastro levando os seguintes documentos originais (não é necessário cópias):
– Adultos: RG, CPF, carteira de trabalho e comprovante de residência
– Criança e adolescentes: certidão de nascimento ou RG, declaração escolar
A inscrição no Cadastro Único gera o Número de Identificação Social (NIS) permite o acesso a diversos programas como a Tarifa Social de Energia Elétrica, a Carteira do Idoso, o Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica de Assistência Social (BPC/LOAS). Também é um dos critérios que passa a ser adotado pelo Fundo Social de Solidariedade para a inscrição nos cursos gratuitos oferecidos no Centro de Capacitação Profissional.
O Cadastro Único pode ser feito nos seguintes locais:
– Secretaria de Assistência Social de Ubatuba, na rua Paraná, 375 – Centro, no horário das 8 às 17 horas
– Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Maria Balio / Região Sul, na rua Oscar Rossin, n. 10 – Maranduba
– CRAS Romana Lanzoni / Região Oeste, na rua da Cascata, 744 – Ipiranguinha
Fonte: Secretaria de Comunicação / PMU