De funcionária de um hipermercado, Maria José dos Santos, aos 52 anos de idade passou a ser dona do seu próprio negócio, uma microempreendedora no ramo de pães artesanais e confeitaria.
Foi por meio do curso de Padaria Artesanal ofertado pelo Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba, em abril deste ano, que a ex-aluna aprimorou os conhecimentos culinários e hoje complementa a renda da família com a venda de pães, bolos caseiros e confeitados, doces, salgadinhos e o que aparecer de encomenda.
Ela conta que já tinha habilidades na confeitaria, mas foi no curso da Padaria que aprendeu coisas novas e refinou a produção. “Foi muito aprendizado em um curto espaço de tempo. Agregou muito na minha profissão”, disse Maria José.
Além de qualificação profissional, a oportunidade elevou sua autoestima e trouxe felicidade para sua rotina. “Acima de tudo trabalhou minha saúde mental. Eu estava desempregada e sem norte na vida, assim que soube do curso, vi uma nova chance de recomeçar. Ter uma ocupação não é apenas para ganhar dinheiro e sim, se sentir útil a algo ou a alguém”, destacou.
Inicialmente Maria José, moradora do bairro Praia das Palmeiras, vende seus produtos na região central de Caraguatatuba e sua marca Mary Cakes, já possui uma boa clientela em três meses de formação.
A miniprodução já comercializa pão integral, de batata, de cenoura, mandioquinha, caseiro, de batata recheado, roscas, entre outros. Os valores variam de R$ 4 a R$ 12. “Eu estou muito feliz”, completou.