A Sabesp executou na entrada do bairro Cidade Jardim, em Caraguatatuba, a instalação de um novo equipamento para melhoria na setorização do abastecimento nos bairros Cidade Jardim, Sumaré, Martim de Sá, Casa Branca e Olaria e um total de 8 mil pessoas.Para a realização do trabalho, foi necessário um planejamento prévio de 30 dias que envolveu a participação de 12 profissionais da Companhia, visto tratar-se de uma operação complexa, com interrupção do abastecimento durante cinco horas no período noturno (horário de menor consumo/impacto pela população).
O mecanismo integra as ações para o combate a perdas de água (vazamentos), e nesse sentido, a Sabesp vem realizando frequentemente ajustes e inovações em sua malha de atendimento (redes de distribuição de água), utilizando sempre o que há de mais moderno com relação à tecnologia hidráulica.
Em relação à região do Cidade Jardim e bairros do entorno, além do crescimento populacional, um fator que acarreta sobrecarga das redes de abastecimento é a sazonalidade resultante do aumento do número de usuários durante a temporada de verão.
Conforme explica o gerente operacional da Sabesp em Caraguatatuba, Pedro Rogério de Almeida Veiga, a variação no consumo de água influencia totalmente no comportamento dos sistemas exigindo constantes adaptações.
“Com base na demanda de consumo, podemos controlar a quantidade de água fornecida, garantindo a qualidade no abastecimento e economia com relação ao desperdício”, concluiu o gerente.
Assessoria de imprensa da Sabesp