Imagem/Arte: Divulgação / PMI
A Comunidade Tradicional do Bonete, localizada no extremo Sul da cidade, será palco, nos dias 4, 5 e 6 de julho, da tradicional Festa de Santa Verônica, padroeira da comunidade.
A programação inclui, no dia 4 (quinta-feira), a 1ª sessão de cinema com pipoca, às 18h. Já às 19h30 será promovida a 2ª sessão de cinema.
Na sexta-feira (5), haverá santa missa às 18h, sessão de cinema com pipoca às 19h e apresentações musicais de DJ TJ às 21h e Paulinha Herus e Banda às 22h.
No sábado (6), os festejos começam cedo com missa em honra à Santa Verônica às 11h, sessão de cinema com pipoca as 18h e às 19h30, queima de fogos às 20h, DJ Alex às 21h, Nico do Pagode e Banda às 22h e Roney Allves e Banda às 23h30.
As homenagens acontecem há mais de 180 anos e englobam celebrações religiosas e festa social. “Ilhabela comemora, mais uma vez, a festa de Santa Verônica, na 10ª praia mais bonita do planeta, o Bonete. A comunidade será um belo cenário, tanto para moradores, quanto para visitantes, em um de seus momentos mais íntimos de cultura. O evento promete ser um encontro de confraternização e congraçamento com procissões religiosas, momentos de devoção, música, alegria e dança na comunidade. Nossa missão é fomentar, preservar e valorizar a cultura do povo de Ilhabela”, destacou o secretário de Cultura, Adalberto Henrique da Silva Lopes, o Professor Beto.
A realização da festa é da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação Arte e Cultura de Ilhabela (Fundaci).
Santa Verônica
Santa Verônica, a homenageada da pequena capela na Comunidade do Bonete, viveu no primeiro século e, segundo conta a tradição cristã, foi ela que, em Jerusalém, enxugou a face de Jesus com um véu branco em seu caminho para o Calvário. De acordo com o legado, o pano ficou com a impressão da imagem da face de Jesus.
Assim, a história de Santa Verônica tornou-se uma das mais populares da tradição cristã e o seu véu é uma das mais amadas relíquias da igreja. Verônica teria levado o véu para fora da Terra Santa e usado para curar o Imperador Tibérius de uma doença. O véu foi visto em Roma no século VIII e transferido para a Basílica de São Pedro em 1297 pelo Papa Bonifácio VIII.
Na pequena Capela de Santa Verônica, no Bonete, é tradicionalmente realizada uma festa em homenagem à santa, todo mês de julho. Na ocasião, é celebrada uma Santa Missa em sua honra, com dizeres e cânticos em latim, além de festejos que, por tradição, sempre contaram com a participação de cantadores e violeiros locais.