Nesta quinta-feira (27/06), o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, acompanhado do secretário municipal de Saúde, Amauri Toledo, realizou mais uma visita técnica para vistoria das obras do Hospital Regional, localizado no município. A visita foi guiada pelo engenheiro responsável pela obra, Klaus Wilhelm.
O prefeito avaliou como muito importante e especial a visita, já que se trata de um hospital de referência para a região. “Este será um hospital com mais de 200 leitos e a nossa grande conquista é a Ala de Quimioterapia. Isto porque hoje temos mais de 70 pacientes que passam por tratamento oncológico diariamente e precisam sair do município para serem atendidos em hospitais de referência fora daqui. Então, será um grande ganho para a nossa cidade e para o Litoral Norte”, destaca.
Segundo informações da Secretaria de Saúde do Estado, a obra está em fase final e será entregue em outubro para a população da região. Com uma área construída de mais de sete mil m², seis pavimentos e um terreno de mais de 20 mil m² de área, o Hospital Regional será referência no atendimento de casos de média e alta complexidade no Litoral Norte.
Serão mais de 200 leitos abertos aos usuários locais, sendo 146 de enfermaria e 40 leitos de UTI. O novo hospital atenderá diversas especialidades, incluindo oncologia, clínica médica e cirúrgica, ortopedia, traumatologia, neurocirurgia, UTI adulto, entre outras.
Além da ala de quimioterapia, as estruturas visitadas nesta quinta-feira foram o setor de UTI, com 40 leitos, no quinto andar; a Central de Esterilização de Materiais e o laboratório no quarto andar; Centro Cirúrgico, no terceiro andar, com seis salas cirúrgicas para cirurgia geral e três salas de pequenas cirurgias que contam com estrutura de apoio, incluindo uma agência transfusional. A visita também foi realizada no segundo e primeiro andares, que são os pisos de internação. A visita foi finalizada no Pronto Socorro, localizado no primeiro andar.
O Hospital Regional do Litoral do Norte é fruto de um investimento de R$ 188 milhões do Programa Saúde em Ação, parceria da Secretaria de Estado da Saúde com o Banco Interamericano de Desenvolvimento. O programa vai construir e reformar 167 unidades de saúde, distribuídas no Litoral Norte, Região Metropolitana de Campinas, Vale do Ribeira, Vale do Jurumirim e na região de Itapeva.