Após o sucesso de vendas no Festival da Tainha, a Tenda da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP) segue com a exposição de produtos da Agricultura Familiar durante todo o Festival do Camarão, que acontece até 21 de julho, na Praça da Cultura (Centro), a partir das 12h.
O objetivo é valorizar a produção de alimentos cultivados por agricultores locais. Dentre os produtos em exposição estão doces à base de Cambuci, geleias, antepastos, cachaças de cambuci, paçocas, biscoitos artesanais, doce de banana na palha e diversas hortaliças e frutas. Além de alimentos, os próprios agricultores realizaram a decoração de arranjos florais que compõe as mesas com as mercadorias.
De acordo com Claudia Viana, técnica agropecuária da SMAAP, a participação nestes eventos tem um retorno muito positivo para o produtor, pois além de gerar renda, valoriza e incentiva o trabalho. “Gostaria de enaltecer o fortalecimento que essa feira gera e dizer que ficamos muito contentes com o resultado. Realizar algo assim dá visibilidade aos agricultores do município”, explica.
Durante os dias em que foi realizado o Festival da Tainha, a barraca da agricultura recebeu cerca de 4.500 pessoas. A venda dos produtos no Festival da Tainha foi de cerca de 20 mil reais e no Festival do Camarão, o mesmo valor foi vendido apenas no primeiro final de semana de evento.
A tenda da agricultura conta com 10 expositores e mais de 20 pessoas para atender o público, entre agricultores e funcionários. Além disso, no espaço é possível conhecer e tirar dúvidas sobre os principais projetos de meio ambiente desenvolvidos no município pela Prefeitura de Caraguatatuba, como Adote o Verde, Arborização Urbana, Coleta Seletiva, Contrate Caçamba Legal, entre outros.