A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), está com inscrições abertas para pessoas que querem participar do 3º Festival de Food Truck. O evento será realizado de 5 a 8 de setembro de 2019, na Praça da Cultura (Avenida da Praia), no Centro. Os interessados também podem se inscrever para participar do Espaço Bebê e Mamãe e também para ser um dos patrocinadores do evento.
Os critérios para inscrição e seleção podem ser acessados a partir da página 3 do link http://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2019/07/Edital_126.pdf . A manifestação de interesse dos estabelecimentos deverá ser feita de forma presencial ou pelo e-mail inscricao.eventos@caraguatatuba.sp.gov.br entre os dias 19 e 26 de julho, até as 17h.
De acordo com o secretário de Turismo, Cristian de Souza, são esperadas cerca de 20 mil pessoas nos quatro dias do evento, que será realizado das 17h à 0h, nos dias 5 e 6 e das 11h à 0h nos dias 7 e 8. “Vamos disponibilizar 30 espaços para os mais variados tipos de culinária e modalidades”, explica o secretário.
Para isso, foram definidos cinco Food Trucks para culinária internacional (tailandês, árabe, mexicano, italiana, entre outros); cinco para Lanches Artesanais e/ou Hamburguerias; três para preparo de carnes diferenciadas (costelaria, linguiçerias churrasco entre outros); três a pizzas e/ou salgaderias; para delicatesses, sorvetes e/ou docerias, dois à comida saudável (vegana, vegetariana, fit, entre outros); dois para comida exótica (capixaba, baiana, amazônica, entre outras) e um para drinques.
Também serão quatro espaços para Food Bikes de diferentes tipos de alimentação e dois para trucks de produtos não alimentícios (souvenir, por exemplo).
Os proprietários de Food Trucks devem apresentar no ato da inscrição: CNPJ, Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) aprovada pelo Corpo de Bombeiros; alvarás de funcionamento e da vigilância sanitária; certificado de curso de manipulação de alimentos da equipe que trabalha com alimentos; exames de saúde ou atestados de saúde dos manipuladores de alimentos e documentos pessoais do(s) dono(s).
Para inscrição de Food Bikes é necessário CNPJ, alvarás de funcionamento e da Vigilância Sanitária; certificado de curso de manipulação de alimentos; e documentos pessoais do(s) proprietário(s). Os Trucks de produtos não alimentícios precisam de CNPJ, alvará de funcionamento e documentos pessoais do(s) proprietário(s) para fazer o cadastro.
Os interessados em participar na modalidade Trucks devem recolher a taxa de R$ 500 (depósito no Banco do Brasil, Agência 1741-8/ conta 130.137-3/ Fundo Municipal de Turismo – FUNDITUR). Para Karts são R$ 300 e as Food Bikes pagam R$ 200 de taxa de inscrição. Os valores são válidos para trabalhar nos quatro dias de festival.
A lista dos participantes habilitados será publicada no site oficial da Prefeitura de Caraguatatuba, no Diário Oficial do Município e na Secretaria Municipal de Turismo, no dia 30 de julho.
Conhecendo
Os Food Trucks, como são conhecidos os veículos estilizados e adaptados para produzir e servir refeições nas ruas, tornaram-se uma opção de negócio para quem pensa em investir no mercado da alimentação e gastronomia no Brasil.
O termo “Food Truck” e a forma como os alimentos são comercializados nesta modalidade foi importado dos Estados Unidos. A história do Food Truck começou na década de 1860. Segundo referências, em 1866, no Texas, USA, Charles Goodnight já transportava alimentos e utensílios, em um caminhão militar adaptado, para servir refeições a tocadores de rebanho que viajavam por milhas para manejar o gado.
A Secretaria de Turismo fica na Avenida Dr. Arthur Costa Filho, 25 – Centro. O atendimento ao público é das 8h30 às 17h. Mais informações pelo telefone (12) 3897-7910.