A Guarda Mirim de Caraguatatuba esteve nesta segunda-feira (22/07), no Batalhão de Choque da Polícia Militar em São Paulo. A visita foi realizada sob a coodenação do diretor do projeto, Daniel Ribeiro de Souza. Participaram 54 aspirantes à carreira militar, que fizeram diversas atividades durante o dia todo.
A visita teve a finalidade de mostrar um pouco da carreira militar e como funcionam os batalhões. A equipe foi recebida pela Tenente Jéssica Regina de Oliveira, que juntamente com o Tenente Bruno Cesar, ministrou uma palestra sobre a história e trabalhos realizados pelo 2° Batalhão de Polícia de Choque – Batalhão Anchieta, e meios de ingressar na carreira militar.
Segundo Ana Beatriz dos Santos, aspirante Marcondes, de 16 anos, participar do evento foi decisivo para ela, pois sempre quis seguir nessa carreira. “Vim com o objetivo de aprender coisas novas que eu possa utilizar no futuro já que pretendo ir para a Escola Preparatória de Cadetes do Exército”, explicou.
Durante a palestra, o Tenente Bruno Cesar, apresentou também algumas situações reais que podem acontecer durante o trabalho e como agir, por exemplo, em casos de manifestações. Estar concentrado e manter a postura é essencial, pois as manifestações podem ou não ser pacífica e medidas precisam ser tomadas. “Nós respondemos por igual, a partir do momento em que eles quebram a ordem estabelecida, você tem que responder à altura”, esclareceu.
Após a palestra, a equipe de aspirantes conheceu de perto o sistema da Rocam, programa de policiamento com motocicletas, e tiveram a oportunidade de aprender mais, tirar dúvidas e puderam até andar nas motos. A visita, no entanto, foi breve, pois logo em seguida a turma foi levada ao Quartel da Luz, também conhecida por Mansão da Rota.
O Quartel, famoso por ser o maior batalhão da polícia militar no Brasil, possui diversos túneis subterrâneos que virou um museu aberto para visitação. Os aspirantes puderam andar por lá e descobrir diversas coisas antigas como equipamentos de proteção e artefatos militares.
O regimento da Polícia Montada, a Cavalaria da PM, também foi um dos lugares em que a Guarda Mirim foi conhecer. Aproveitaram para chegar perto dos cavalos e entender a importância dos cuidados com os animais.
A carreira militar é cheia de possibilidades e a oportunidade de visitar um pouco desse meio pode contribuir para a formação dos alunos que estão ingressando nessa área. Mas, segundo o Cabo Barbosa, que guiou a expedição pela Mansão da Rota, é preciso criar objetivos e correr atrás com determinação. “A gente não tem sonhos, tem metas. O sonho acaba quando a gente acorda.”.