A 3ª turma de aspirantes à Guarda Mirim participou na manhã dessa segunda-feira (29/07) da aula de iniciação ao curso, que começou às 7h30. Ao todo 24 aspirantes estavam presentes no local e o diretor, Daniel Ribeiro de Souza, apresentou o projeto aos novos integrantes.
Eles assistiram à ordem unida realizada pela 2ª turma, quando entoaram o hino nacional e municipal. A formação se desfez logo após o grito de guerra, quando os aspirantes se reuniram dentro da sala de aula para receberem palavras de motivação do diretor. “Esse projeto é como uma segunda casa para os jovens que entram aqui e costumamos dizer que não somos simplesmente uma instituição, somos uma família, pois aprendemos juntos todos os dias.”
Em seguida, a turma superior, que está prestes a se formar, fez a tradicional entregar do boné da Guarda para os novos recrutas. Essa tradição emocionou a todos os presentes e principalmente os veteranos que realizaram a entrega após dicas motivacionais e inspiradoras. Para eles, encerrar o curso é apenas mais uma etapa. Embora sintam saudades, tudo que eles aprenderam levarão para a vida.
Teve também a apresentação da 1ª turma, composta por oito integrantes, que falaram sobre o quão importante é estar participando do projeto e como é bom ver novas pessoas interessadas e determinadas a seguir por esse caminho.
Matheus Silva Porto, de 16 anos, que já havia tentado participar do projeto outras vezes, estava feliz por ter passado na prova seletiva. “Eu já conhecia a instituição e sempre achei muito interessante. Estar aqui é emocionante e apesar de difícil, sei que estou pronto.”
Cada professor se apresentou e desejou sorte aos novos alunos. O Vereador De Paula, que estava presente e sempre apoiou o projeto da Guarda Mirim, afirmou que estar ali na frente e poder ver novos rostos eram uma honra. “Ao entrar para a Guarda, você passa por dificuldades, mas é com determinação que você vence essa dificuldade e se torna mais forte. Portanto, aqueles que usarem o brasão no lado esquerdo devem honrar a instituição e dar o melhor de si”, acrescentou.