A Concessionária de iluminação púbica Caraguá Luz, em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba, continua o projeto piloto de instalação de câmeras de reconhecimento facial e de identificação de veículos roubados ou furtados.
Esse projeto é uma iniciativa sem nenhum custo para a Prefeitura de Caraguatatuba, cujo objetivo principal é testar o cercamento digital e vídeo monitoramento das entradas da cidade, bairros e áreas centrais, através da rede de iluminação pública.
Na região central próximo ao Calçadão foram instaladas duas unidades para controle da segurança. As imagens são conectadas ao banco de dados das Polícias Civil e Militar e emitem alerta quando pessoas são procuradas pela Justiça ou algum veículo é produto de roubo ou furto.
Atualmente estão em funcionamento nove câmeras espalhadas pela cidade em áreas de grande circulação de pessoas ou veículos.
O projeto definitivo prevê a instalação de 93 câmeras, sendo 50 com tecnologia analítica (diversas funções), 17 para identificação de veículos roubados ou furtados, 16 PTZ e 10 de reconhecimento facial.
O sistema planejado em Caraguatatuba já virou estudo por parte da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Recentemente estiveram presentes na cidade conhecendo o sistema o diretor de Tecnologia da PM do Estado de São Paulo, Coronel PM Francisco Alves Cangerana, além do Major Shoichi, Major Paes, Capitão Malheiros, Capitão Ferrari e Cabo Lilian. Eles conheceram todo o projeto de vídeo monitoramento digital e reconhecimento facial através da iluminação pública por LED.
“Nossa meta é implantar o conceito de safe city em Caraguatatuba, ou seja, cidade mais segura. Essas câmeras são para identificação de pessoas através de biometria e identificação de veículos atrás da leitura da placa do carro. As câmeras têm zoom de aproximação de até 1.000 metros em tempo real. Diferentes dos sistemas mais antigos, em que operadores ficam olhando as imagens na tela para identificar alguma irregularidade, esse tem inteligência artificial acoplada”, destaca o prefeito Aguilar Junior.