A Prefeitura de São Sebastião, através da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI), realizou uma capacitação para funcionários da Ecobus, concessionária do transporte público no município, no último sábado (10).
O treinamento foi realizado em parceria com o Idefesp (Instituto de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo), e promoveu aulas teóricas e práticas aos motoristas, monitores e alguns profissionais de setores administrativos.
“Realizamos orientações gerais sobre cada deficiência (física, intelectual, psicossocial, auditiva, visual, múltipla), bem como capacitamos para lidar com idosos, Pessoas com Deficiência (PcD) e pessoas com mobilidade reduzida”, explicou a diretora de Políticas Públicas da SEPEDI, Juliana Coelho.
Foram abordadas também questões relacionadas ao Estatuto do Idoso, da PcD e acessibilidade. “Falamos sobre o conceito sobre diagnóstico baseado na classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde (CIF) e como devem orientá-los quanto ao manuseio, auxílio, como atender em cada situação e explicamos sobre o benefício do passe livre, documentos necessários, para que saibam orientar as pessoas”, disse Juliana.
Segundo ela, a cordialidade e trato com cada pessoa que apresenta alguma deficiência ou dificuldade funcional, seja por ser idoso, obeso ou gestante, foi abordada também, para que atinjam um trabalho humano e acolhedor, diante de cada diferença.
Na parte prática, eles vivenciaram as deficiências e limitações. “Vendamos as pessoas, imobilizamos os braços, fizemos usar cadeiras de rodas, para sentirem na pele as dificuldades. Em seguida, foi feita uma reflexão sobre o assunto e falamos sobre o embarque e desembarque do ônibus”, acrescentou Juliana.
“Foi bem produtivo, é importante fazer essa educação continuada para melhor atender esse público que necessita de carinho e de um olhar bastante especial”, ressaltou a fisioterapeuta Andressa Mari Wezassek.
Outros dois encontros serão realizados, para alcançar a capacitação de todos os funcionários da Ecobus. Desse primeiro encontro, 50 pessoas participaram.