Evento na Praça da Mangueira contou com pintura de barriga e dança materna
A 3ª edição do Mamaço foi realizada no último sábado, 24, na Praça da Mangueira e reuniu as mamães do arquipélago. O evento foi promovido pela Prefeitura de Ilhabela, por meio Secretaria de Saúde através do projeto Minha Mãe e Eu. O Mamaço é um movimento mundial das mulheres que também tem como objetivo incentivar o respeito da sociedade para com a lactante.
“Amamentar é um ato de amor, nutrição, proteção e saúde; é onde nasce e fortalece o vínculo entre mamães e bebês”, diz Antonio Galante, coordenador da Atenção Básica de Ilhabela.
Durante o evento as professoras do projeto Minha Mãe e Eu propuseram vivências da Dança Materna e Pintura de Barriga, integrando gestantes, bebês, mães, pais, avós, madrinhas, profissionais da saúde, educadores e pessoas da comunidade em geral numa grande celebração da vida prezando pelo amparo para as mães e o cuidado primoroso com quem chega.
“Esses encontros favorecem a formação do vínculo entre mãe e bebê, o que ajuda muito na hora do parto. Além disso, toda e qualquer informação que ajude a mãe a amamentar seu bebê, só vem garantir ainda mais a saúde do recém-nascido”, declarou o secretário de Saúde, Alberto Orro.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a amamentação é uma das formas mais eficazes de garantir a saúde e a sobrevivência dos recém-nascidos. Se toda criança fosse amamentada desde o nascimento até os dois anos, mais de 800 mil vidas seriam salvas anualmente, estimam as entidades. Segundo o estudo destas entidades no Brasil, só 39% das mães amamentam seus filhos exclusivamente até os seis meses de vida.
Nos últimos anos várias ações no caminho da promoção da saúde e desenvolvimento infantil foram tomadas pela Prefeitura na atenção às gestantes e crianças pequenas. A Prefeitura Municipal de Ilhabela estendeu a licença maternidade até os seis meses para os profissionais da prefeitura e da Santa Casa, e até 20 dias para os pais.
Minha Mãe e Eu
O Projeto Minha Mãe e Eu foi lançado como um programa da saúde da família em setembro de 2017, e acolhe as mulheres desde a gestação até os três anos de vida do bebê. Este projeto é um orgulho para o município e foi premiado e selecionado como uma das dez melhores iniciativas do estado para a primeiríssima infância.
O Minha Mãe e Eu promove a saúde integral das mulheres e o desenvolvimento sadio dos bebês através de oficinas itinerantes nos postos de saúde, que é onde as mulheres conhecem e aderem ao programa. São oferecidas gratuitamente aulas regulares e oficinas especiais de preparação para parto, aleitamento e puerpério para os casais grávidos ou para a mulher e a sua rede de apoio. Informação de qualidade e acolhimento fazem toda a diferença nesses momentos tão especiais e as vezes desafiadores. O projeto oferece também aulas regulares de baby yoga e massagem para bebês, yoga e Dança Materna para as gestantes, mães e bebês, engatinhantes e andantes, semanalmente em vários locais da Ilha.
Ilhabela se destaca muito por ter saído à frente com um programa tão inovador já que os primeiros três anos na vida de uma pessoa proporcionam o alicerce para a vida toda.