Mais de 30 pescadores e maricultores do município estiveram presentes nessa segunda-feira (26/08), para a reunião sobre o Plano de Manejo com a APA Marinha Litoral Norte, realizado das 10h às 13h, no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba.
A reunião levantou questões relevantes sobre a atuação da pesca na região, focando nos tipos de equipamentos e embarcações usados pelos pescadores. Mediante a isso, foram discutidos assuntos de fiscalização, materiais, manutenção dos equipamentos e outros.
O debate seguiu de acordo com a minuta já pré-estabelecida e os participantes interagiram concordando ou discordado com as regulamentações. Muitas passaram por aprimoramento, conforme a intervenção dos pescadores.
O Suplente da APA Marinha e diretor da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (Smaap), Ailton de Carvalho, que estava presente, concorda que o principal objetivo no momento é garantir que sejam criadas as melhores regulamentações para a pesca na região.
“Estamos concluindo essa etapa em conjunto e esse momento é muito importante, porque não há ninguém mais qualificado do que os pescadores para saber o que precisa ser feito para melhorar”, afirmou.
Para o pescador André Jacobelli, estar na reunião é uma forma de entender sobre os regramentos criados para pescadores, opinar e garantir uma qualidade no trabalho. “Vivemos disso, por isso é importante a gente participar. É um esclarecimento e uma chance da gente interagir”, explicou.
Após as devidas inclusões e melhorias na minuta, o documento será encaminhado ao Conselho Gestor e passará ainda por outras fases para ser avaliado e mandando para o governo. Ainda não há uma data definida para que a minuta entre em vigor.