O I Fórum de Educação Física Inclusiva recebe nesta sexta-feira (05/09) a palestra do professor Ms. Asdrubal Augusto Florençano do Nascimento e o atleta paraolímpico André Luís da Rocha Antunes. Com o tema: Como performar no dia D e na hora H.; Arremessando para o futuro. A palestra será realizada para os professores de Educação Física da Rede Municipal no Salão Monteiro Lobato, na Secretaria Municipal de Educação.
O professor Augusto trabalha com esporte adaptado desde março de 2013. André apareceu em agosto do mesmo ano. Ele também é treinador do clube ADV-VALE e Coordenador do Programa Esporte Para Todos da Prefeitura de Taubaté desde 2013. Em 2018 foi contratado como técnico de arremessos e lançamentos pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro – CPB.
O paratleta André Luís é Policial Militar Reformado. Ele está há 5 anos no esporte Paraolímpico e pratica Atletismo, na modalidade do arremesso de peso e lançamento do disco. André é tetra campeão do “Grand Prix Internacional”, vice-campeão dos Jogos Parapanamericanos de Toronto, no Canadá. Além de ser vice-campeão dos Jogos Mundiais Militares, na Coreia do Sul sendo, o primeiro policial militar da história a participar e ganhar uma medalha nessa competição.
Seu currículo é extenso! Ele foi o condutor Oficial da Tocha Olímpica das Olimpíadas Rio 2016, atual Campeão e Recordista Mundial, eleito melhor atleta brasileiro em 2017 e atleta da galera, compõe a Seleção Brasileira de Paratletismo e é atual número 1 no Ranking Mundial.
André sofreu uma queda de um muro em 2005, durante uma perseguição policial. Ele já usava cadeira de rodas quando em 2016 teve uma lesão na coluna cervical, que afetou seus membros superiores. Além disso, já foram oito cirurgias, incluindo para implantes do marca passo medular para ajudar na dor neuropática crônica.
Os Jogos Paraolímpicos de Lima 2019, no Peru, são o segundo da carreira de André. Eles deram ao André, uma medalha de bronze no arremesso de peso. “É uma honra defender meu país e foi outra experiência fantástica”, contou o medalhista.
Para ele, “a medalha de bronze teve sabor de ouro” por competir com atletas de classe acima da dele. André, que faz parte da classe 54 no atletismo, competiu com atletas da classe 53 – para atletas com um pouco mais de movimento. Os atletas dessa classe arremessam sentados em um banco. “Isso não torna o arremesso mais fácil, mas sim possível”, contou o técnico Augusto Florençano.
O atleta e o técnico são dois gigantes do esporte adaptado. E são exemplos de superação e determinação. A dupla encerra o circuito de palestras, que serão realizadas durante esta semana no Fórum de Educação Física. Além disso, é importante lembrar que a palestra se inicia às 19h e segue até ás 21h.
Serviço:
A Secretaria Municipal de Educação está localizada na Avenida Rio de Janeiro, N° 860 – Indaiá
Telefone: (12) 3897-7000