A 14ª edição do Caraguá a Gosto teve seu fechamento nesta segunda-feira (16) com um saldo positivo além das expectativas.
Foram comercializados 17.347 pratos em 40 dias de evento, cerca de 30% a mais que a edição anterior quanto foram computados 13.851 pratos.
Deste total, foram comercializados 4.534 pratos no segmento Frutos do Mar, 3.607 Lanches Artesanais, 2.751 Sobremesas, 1.976 de Comida de Boteco, 1 965 Pizzas, 1.623 de Culinária Internacional, 1.469 Carnes e Aves e 422 em Sabores de Praia, Foram 50 estabelecimentos participantes que colocaram 74 pratos para serem saboreados pelos consumidores
A estimativa da Secretaria de Turismo (Setur) é que esta edição tenha gerado em torno de R$ 1 milhão em negócios.
O prefeito Aguilar Junior, que participou da premiação das casas vencedoras, é que além do movimento nos estabelecimentos, a movimentação de consumidores gera consumo na cidade.
“Quem vem de fora usa posto de gasolina, visita outros comércios, compra na cidade e o objetivo é fomentar a baixa temporada que atinge seu auge em agosto”, comemora Aguilar Junior.
Para os vencedores, o sentimento de dever cumprindo tanto pela participação como por atingir os objetivos. Um deles é o comerciante Marcos Fernandes Alves, do Kintal do Neno (Parmegiana à Italiana) e do Kiosk do Marquinhos47 (Italiana Caiçara) que ficou em primeiro e seguindo lugar, respectivamente.
“Atribuo essa conquista à criatividade e o desafio de criar e buscar o diferencial, instigando o público e conhecer o prato”, diz ele ao falar da moqueca de lasanha do quiosque.
Com esse trabalho teve também dois garçons – Roberto e Guilherme – escolhidos como os melhores em suas categorias.
Carlos Eduardo Tillvitz, gerente comercial das empresas Açaí Mix JCR e Docas Açaí era só sorrisos na premiação, afinal, ele também ficou em primeiro e segundo lugares com suas sobremesas.
“Eu disse antes que viemos para conquistar o bicampeonato”, disse após confirmar que o Amarena´s Cream era a vencedora, seguida da Banana & Cookie. “Foi um trabalho muito gratificando, lembrando que as duas estão no nosso cardápio”, completou.
Pelo critério de avaliação dos clientes ele não levou a premiação, mas teve a honra de receber o primeiro troféu ‘Chef Anibal Cesar Lourenço Barbosa’ por ser o recordista de vendas. Reinaldo Augusto Delfitt vendeu nada menos que 1.673 lanches (O Conde) no Rei Burguers.
“Olha que pode ter sido muito mais porque os deliverys não foram contabilizados”, diz o comerciante, contando que ele ainda dividiu a preferência com Duque, concorrente da edição anterior.
Para garantir esse movimento e a qualidade, Delfitt disse que se preparou muito para o evento contratando chapeiro, ajudante de cozinha e até uma recepcionista para atender os clientes, mesmo com o estabelecimento lotado.
A criação do troféu ‘Chef Anibal Cesar Lourenço Barbosa’ emocionou a comerciante Ione da Silva Lucena, viúva do proprietário do Taller Restaurante e que faleceu recentemente. “Eu não sabia dessa homenagem e é muito gratificante ter o nome dele eternizado neste evento após 10 anos de trabalho em Caraguatatuba. Estou sem palavras”.
Premiação
Todos os estabelecimentos receberam a placa de participação por esta edição. Os primeiros, segundos e terceiros lugares de cada categoria foram contemplados com troféus.
Confira na arte abaixo os vencedores.
Os garçons Cledson (O Quintal em duas categorias), Roberto (Kiosk do Marquinhos), Paula (Guará Burguer), Bruna (Guaruçá), Guilherme (Kintal do Neno), Isaac (Resenha´s) e Alice (JCR Açaí Mix) foram contemplados com um smartphone.
A viagem para Natal (RN) de quatro noites e cinco dias, com direito a acompanhante, passagem aérea de ida e volta, além das diárias de hotel com café da manhã, oferecida pela CVC, foi sorteada para Miguel Nazareth, 7 anos, de São Paulo.
Quem preencheu o cupom foi sua mãe Jessica Nazareth de Oliveira. Eles estivem em Caraguatatuba em meados de agosto na casa dos sogros que moram na Massaguaçu.
Foi a primeira vez que participaram do Caraguá a Gosto, mas sempre que podem participam de outros eventos. “Esse cupom foi a sorte do meu filho porque ele queria preencher um. Deu certo”, comemorou ela que comeu pizza Montana no Japa Pizza, no Centro.
Também patrocinaram o Caraguá a Gosto a Construtora Tabaporã, Instituto Gastronômico das Américas (IGA), Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba (ACE), Grupo Destaque, Fisk, Optlink, Genesis Soluções Visuais, Distribuidora Imaruí, Manz Wine, Regina Noivas, Malibu Nail Bar, Caraguá FM, Caraguá Praia Shopping, Bônus Câmbio e Associação de Hoteis e Pousadas de Caraguatatuba (AHP).