O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, assinou nesta quinta feira (10), o convênio com o Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO) para elaboração de projetos de infraestrutura para coleta e destinação de esgotos em áreas de expansão urbana.
Os pontos contemplados com o projeto estão localizados nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba em bairros específicos com o objetivo de atender os principais núcleos urbanos informais e em processo de regularização fundiária. Esse ano, o valor avaliado para o projeto pode chegar a R$ 350 mil.
Para o prefeito Aguilar Junior, esse projeto é fundamental, tanto para a preservação dos mananciais quanto para a população. “É importante destacar que esse investimento traz impacto direto na área da saúde, trazendo mais qualidade de vida para as pessoas”, explicou.
No Sul, os bairros comteplados são Pegorelly e Golfinhos, bacia hidrográfica Rio Juqueriquerê. No Centro, o Rio do Ouro e a bacia hidrográfica Rio Santo Antônio. E por fim, na região Norte, os bairros Tourinhos e Pedra Grande, Rio Massaguaçu/Bacuí.
De acordo com o diretor da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), Ronaldo Cheberle, o projeto é de extrema importância já que o municícpio está em constante desenvolvimento.
“Caraguatatuba é uma das cidades do Litoral Norte com o maior índice de crescimento populacional, em decorrência disso, é indispensável dar uma atenção maior aos lugares que não dispõem de infraestrutura de esgotamento sanitário”, afirmou.
Desde 2017 os projetos elaborados pela Prefeitura de Caraguatatuba têm alcançado a aprovação da FEHIDRO para propostas ambientais na região.