Caraguatatuba já provou que se preocupa com o idoso e continuará com este comprometimento. Prova disso, são que 90 idosos atendidos pelo Lar São Francisco contarão com novos equipamentos, entregues na manhã desta quinta-feira (24), no Gabinete do Prefeito, Aguilar Junior.
O Lar São Francisco é uma instituição localizada no bairro Perequê-Mirim que atende idosos dependentes e semidependentes em isolamento e vulnerabilidades com visita domiciliar. Diariamente, cuidadores visitam as residências e realizam cuidados básicos, como auxílio no banho, medicação e orientações em geral.
Para otimizar o serviço e oferecer melhores condições, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Sepedi), entregou 15 cadeiras de rodas básica, 20 cadeiras de banho e 15 colchões infláveis para prevenção e tratamento da lesão por pressão (casca de ovo).
Mais que promover o melhor acolhimento à população é dar condições aqueles que atuam no atendimento direto. A equipe técnica recebeu também 48 camisetas de manga curta e 18 de manga comprida com tecido dry-fit, como uniforme para identificação dos funcionários.
A assistente social da instituição, Cleia Regina Nascimento, agradeceu pelo cuidado com os atendidos e os colaboradores. “Sem dúvida irá suprir uma demanda de necessidade extrema. A maioria dos equipamentos já foi emprestada, zerando nossa fila de espera”, destacou.
O secretário da Sepedi, Léo Macedo, parabenizou o trabalho do Lar São Francisco e destacou a atenção com os usuários. “Todos os dias idosos em vulnerabilidade familiar recebem visitas de cuidadores em suas casas, com troca de fralda, banho, remédios e até alimentação. Alguns moram sozinhos, mas na maioria não. É uma alegria oferecer um atendimento humanizado como este”, explicou o secretário.
Com objetivo de multiplicar informações sobre cuidados com idoso e reforçar a responsabilidade da família nesta participação, o prefeito Aguilar Junior quer desenvolver um projeto “sementeira”, com ampla participação da população.
Segundo Aguilar Junior, o Poder Público é suporte, mas a responsabilidade em cuidar do idoso é da família. “Temos que dividir os deveres, por isto, realizar um trabalho de conscientização sobre higiene, medicação, organização da casa, aumentará a qualidade de vida do idoso e proporcionará à instituição possibilidades de atender novas pessoas”, disse o prefeito.
O Lar São Francisco também promove atividades abertas à comunidade. Toda terça e quinta-feira, das 8h às 9h, oferece aula de alongamento e, das 14h às 17h, atividades diversas como artesanato, pintura e confraternização. Qualquer pessoa acima de 60 anos pode participar.
A instituição fica localizada na Rua Emilio Marcondes Ribas, 150, no Perequê-Mirim.
Rebecca Bonanate
Informações para a Imprensa (12) 3897-5660 ou
jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br