No próximo dia 22 de novembro, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Caraguatatuba comemora nove anos de atendimento. Desde sua inauguração, em 2010, o órgão já atendeu 126.691 urgências.
Somente até outubro de 2019, o serviço já havia realizado 10.373 ocorrências. Em 2018, de janeiro a novembro, o SAMU registrou um total de 12.356 atendimentos.
Dentre os chamados deste ano, 219 foram referentes a acidentes de moto com vítimas e 184 a acidentes de carro também com vítimas.
Não somente os longos anos de atendimento são motivo para comemorar. O Samu Caraguatatuba também registrou, durante todo o ano de 2019, apenas uma reclamação a cada seis mil atendimentos – o equivalente apenas a 0,018% de insatisfação.
Renovação da Frota
Além disso, desde agosto, Caraguatatuba conta com mais uma Ambulância de Unidade de Suporte Básico (USB) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu – 192) nas ruas da cidade.
O veículo é parte da frota que foi renovada 100% oficialmente em julho, quando a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, recebeu duas novas ambulâncias por parte do Governo Federal para reposição e ampliação da frota.
Com a implantação desta nova ambulância, formou-se mais uma equipe básica e o SAMU passou a contar com quatro Unidades de Suporte Básico, aumentando a frota e reduzindo o volume de atendimento para cada equipe. Além, destas básicas, Caraguatatuba conta também com uma Unidade de Suporte Avançado (USA), que percorre toda a cidade.
O que gera maior agilidade nas ocorrências, reduzindo o tempo de espera. Um destes veículos novos foi colocado em uso ainda no mês de julho, em substituição a outra ambulância. A quarta USB está situada na Base Central do SAMU, juntamente com a equipe básica central da cidade e equipe avançada.
As ambulâncias seguem a seguinte distribuição: USB 07-A (Área Sul), USB 07-B (Área Centro-Sul), USB 08 (Área Centro-Norte) e USB 09 (Área Norte).
Talita Fernanda
Informações à imprensa (12) 38975650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br